Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lar São Vicente de Paulo recebe doação

Edição nº 1174 - 09 Outubro 2009

O Lar São Vicente de Paulo recebeu mais uma doação de R$ 3 mil reais arrecadados na festa do Chapadão, nos  entre os dias 25 a 27/09. de acordo com a Assistente Social Mariscler Regivane da Silva Barbosa, o dinheiro será aplicado de acordo   com as necessidades da casa, que abriga 43 pessoas, homens e mulheres. 

O dinheiro foi entregue à tesoureira Nei Manzan, pelos festeiros  Antônio Divino Martins, Carlos Henrique de Melo Borges, Wedler De Santi  de Melo e Gustavo de Melo que explicam “esse dinheiro é fruto de doações e do esforço de todos  que organizaram a festa do Chapadão e aí está o resultado, que destinamos ao Lar para ser utilizado em prol dos idosos”. 

Nei Manzan, em nome de toda a diretoria,  agradeceu a doação, destacando a sua importância “são atitudes como essa que nos dão ânimos a continuar trabalhando aqui como voluntários. isso é muito valioso para a nossa causa. Não fosse esse trabalho de voluntários e doações não teríamos  como administrar a casa.  Nesses 13 anos de serviços aqui nunca faltou alimento, graças a atos como esse de vocês hoje. A gente vê a mão de Deus presente diariamente em cada atitude e isso nos dá animo”, agradeceu ao lado de irmã Elizabeth, que diz “Deus nos usa como instrumentos para partilhar esse amor que temos com os seres humanos, por isso esse gesto tão bonito de vocês”. 

 

Cadeira de rodas e secadora: as maiores necessidades hoje

O lar São Vicente conta atualmente com 43 idosos. Destes, alguns são acamados e totalmente dependentes, outros são mais independentes para tudo e podem inclusive sair, passear, visitar pessoas e locais “temos aqui uma família bastante heterogênea, pessoas com diferentes necessidades e graus de dependência”, explica a assistente social Mariscler, acrescentando que uma das grandes necessidades da casa hoje são cadeiras “temos atualmente  11 pessoas dependentes de cadeiras de rodas. Possuímos cinco cadeiras, ganhamos da prefeitura cinco cadeiras para banho, há portanto hoje necessitamos de no mínimo cinco cadeiras. Aqui está assim, transporta o idoso, tira da cadeira para buscar outro”, explica e acrescenta outras necessidades como pelo menos mais um técnico de enfermagem, uma secadora de roupas “a quantidade de roupas a grande, as camas são trocadas diariamente, algumas várias vezes e agora época das chuvas, passamos por dificuldades, porque as roupas demoram a secar”, aponta. 

O Lar conta atualmente com 20 funcionários: um médico para atendimento duas vezes pro semana, um fisioterapeuta, um psicólogo, uma assistente social, uma enfermeira, cinco técnicos de enfermagem, os demais são serviços gerais (cozinheira, faxineira, lavadeira...)