Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Homenageados CMS: Autoridades enaltecem agraciados

Edição nº 1185 - 25 Dezembro 2009

Após o agradecimento proferido pelo juiz Alaor, em nome de todos os homenageados seguiram-se os discursos de cumprimentos do deputado Paulo Piau, vereador Marcelino Marra Batista, José Américo de Oliveira, José Maria Sobrinho, Danilo Gonçalves Silva, Alex Bovi, Luiz Antônio Sinhoreli, vice-prefeito Pedro Teodoro Rodrigues de Rezende, prefeito Wesley De Santi de Melo e do desembargador Antonio Carlos Cruvinel, todos enaltecendo cada um dos homenageados e seu contributo pela cidade. 

Encerrando a sessão solene, o vereador presidente Carlos Alberto Cerchi discorreu sobre a história da terra, destacando as riquezas do município que denomina de Mesopotâmia (do grego, entre rios) pelo nascimento dos ribeirões Borá e Rifaina, nas planícies da Água Emendada. Entre esses dois córregos a cidade fui fundada e se desenvolveu. “Esse magnetismo muito nos toca e essa deveria ser a referência geográfica para nós, que podemos dizer: nasci em Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, na região de Sacramento na mesopotâmia da Água Emendada. Outorgar a alguém o Título de Cidadania Honorária é competência do Poder Legislativo e para nós, poder homenageá-los hoje foi motivo de muita satisfação. A todos vocês novos cidadãos de Sacramento e os reconhecidos com o Mérito Legislativo, o nosso reconhecimento”.

Além dos homenageados na solenidade, outras personalidades foram agraciadas com a Comenda da Ordem do Mérito Legislativo, o empresário Mario de Souza Santos – do Bar Marinho Pé de Porco, por indicação do vereador José Maria Sobrinho, e o jornalista Walmor Júlio da Silva, por indicação do vereador José Américo de Oliveira, que optaram por receber a comenda na secretaria da Câmara. E, neste final de semana, em sua residência, na presença dos filhos, Moêmia Ribeiro Bizinoto, por indicação do vereador Bruno Scalon Cordeiro, recebe o título de Cidadã Honorária de Sacramento.

 

Honrarias

 

O Título de Cidadania Honorária Sacramentana é a mais importante condecoração prestada pelo poder Legislativo aos cidadãos de outras terras que aqui vieram para fincar suas raízes e aqui permanecendo atrelados a um sentimento de amor pelo nosso chão, aos costumes  e às coisas do nosso povo, realizando também ao longo de sua vida relevantes serviços no município. Por esse fato são oficialmente reconhecidos como filhos da terra. 

A Comenda da Ordem do Mérito Legislativo foi criada por força da Resolução nº 158, de 13/101999, por iniciativa da então vereadora Ivone Regina Silva e passou a ser denominada ‘Dr. Clemente Vieira de Araujo’, pela Resolução n 279, de 5/7/2006, de autoria do então vereador Aristócles Borges da Matta. A Comenda é a mais importante honraria da Câmara outorgada aos sacramentanos natos, que realizaram ao longo de sua vida relevantes serviços à comunidade.

 

Galeria dos Prefeios

 

Durante as solenidades em que a Câmara Municipal homenageou personalidades com o título de cidadania e comenda, o prefeito Wesley De Santi de Melo, o presidente da Câmara, Prof. Carlos Alberto Cerchi e o vereador Bruno Scalon Cordeiro inauguraram a Galeria dos Prefeitos de Sacramento, no Paço Municipal, que passou a denominar-se ‘Cel. José Afonso de Almeida’. 

O projeto de autoria do vereador Bruno Cordeiro foi aprovado por unanimidade pela casa e homenageia um dos mais importantes políticos da história de Sacramento.

É do Coronel José Afonso de Almeida a consltrução de uma estrada de ferro ligando Sacramento à Estação do Cipó, no início do século, num dos projetos mais arrojados construídos no Brasil naqueles anos. Depois de São Paulo, Sacramento foi a primeira cidade dotada de bondes.