Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Rotary recebe visita do Governador

Edição nº 1131 - 07 Dezembro 2008

O Rotary Clube de Sacramento recebeu a visita do Governador Distrital, Antônio José de Oliveira, que chegou à cidade por volta das 10h00 da manhã da segunda-feira, 1º, acompanhado de sua esposa, Wilce Mourão de Oliveira, Coordenadora Distrital das Casas da Amizade.

Recepcionados no trevo da cidade pelos presidentes Joel Vilela de Moura Leite e Maria Izabel Araújo de Moura Leite, demais rotarianos e damas da casa da Amizade, os visitantes tiveram uma vasta programação durante todo o dia, contatando as autoridades dos poderes constituídos; visita à Fazendinha (fazenda de recuperação de dependentes químicos); acompanhados dos interactianos, visita ao Lar São Vicente de Paulo e, à noite, reunião festiva na sede do Rotary. 

Radicados em Uberaba, cidade mãe do Rotary de Sacramento, e dada a sua proximidade, Antonio e Wilce se sentiram em casa. Essa foi a 81ª visita a clubes feita pelo casal. 

“- Dos 82 clubes do Distrito 4770, que abrange Minas Gerais e parte de Goiás, completamos hoje 81 clubes. São 12 mil quilômetros rodados com pernoite em todas as cidades”, explicou o simpático Governador, que faz uma avaliação positiva de todos os clubes visitados. “Cada clube tem uma realidade diferente, mas todos desenvolvem excelentes trabalhos, sobretudo trabalho social, ligados à comunidade em que estão inseridos”. afirmou o governador.

 

Parceria P.C. e Rotary humaniza cadeia

O ET esteve na cadeia pública de Sacramento e entrevistou o preso, Hércules Garcia, 26, que ensinava os pontos a uma detenta. “Aprendi com o Delgado que, recentemente, foi transferido pra penitenciária. E agora estou ensinando pras meninas”, disse, satisfeito em ver o tempo passar com uma ocupação. “A gente fica ocupado, antes eu ficava só pensando, armando coisas, agora a gente pode ter remissão de pena. Achei muito bom isso, porque é um beneficio pra gente e bom pra polícia também, porque a gente não dá trabalho. Sem trabalho, a gente tem o que pensar e nesse lugar a gente pensa só maldade. Trabalhando a gente fica com a mente limpa e ainda ganha um dinheirinho. Isso aqui a gente tem que contar os pontos, muitos não querem aprender porque não têm paciência”, declarou ao jornal o detento Garcia. 

Uma das detentas, Geisebel dos Reis Florentino, que aprendia a fazer crochê com Garcia, disse ao ET que gostaria de aprender também pintura. “Tenho vontade de aprender pintura,  em sabonete, em porcelana, em tecido, eu gosto demais”, afirmou, dando a idéia de novos projetos e contribuir ainda mais para a humanização na cadeia local.

A renda obtida com a venda das peças, a metade é revertida à família do preso e a outra metade na compra de material para a confecção de novas peças em crochê, o que marca o início de uma humanização na cadeia. “Eles estão trabalhando de forma rotineira e temos visto progresso, mudança de comportamento”, avaliou o delegado César Felipe Colombari, que instituiu o projeto em parceria com o Rotary local. 

 

Segundo Colombari, o juiz Alaor esteve na cadeia informando aos presos que, caso o projeto seja concretizado, os dias trabalhados serão remidos da pena. “A cada três dias trabalhados, diminui um da pena. Isso cria uma esperança pra quem está ali dentro e não vê o fim da pena. Ele ocupa o tempo, porque ficar ali 24 horas olhando para as paredes, não deve ser bom, não. E nossa idéia central é separar quem quer trabalhar e criar uma ambiente específico para trabalho”, disse mais o delegado, querendo estender o projeto às empresas da cidade, conseguindo parceiros, empresários que dêem serviço aos presos. 

 

Pastoral carcerária

 

Outro projeto desenvolvido dentro da cadeia pública de Sacramento é a Pastoral Carcerária, da igreja católica. Coordenada pelo movimento, Amor Exigente, e liderados por Madalena Fraga, voluntários da cidade visitam, conversam, rezam e cantam com os presos. “Está sendo muito bom. Vieram pedir para reativar os trabalhos, dei o total apoio e eles estão vindo semanalmente visitá-los. Fala-se muito dos presos, só se vê as coisas ruins que fazem, mas o respeito deles é muito grande com família, com religião. O silêncio impera durante as orações, e eles gostam”, disse o delegado.

 

Presidente Joel avalia visita 

 “O Rotary de Sacramento e os de Uberaba têm laços muito estreitos, e é sempre uma honra receber o nosso Governador. Esse é o ponto máximo para um clube. Ele nos traz as novidades, avalia o nosso trabalhos, a somatória do Governador na nossa gestão é fundamental. É sempre uma reunião festiva e de muita honra essa visita”,  avaliou o presidente Joel Vilela de Moura Leite.

 Fazendo um retrospecto sobre os primeiros seis meses de sua gestão destacou o projeto em parceria com a Polícia Civil, de humanização do presídio.

“Outro projeto é a Expressão Ativa, voltado para estudantes que têm dificuldade de entrosamento nas escolas, um projeto que funciona com a ajuda do musicoterapeuta, Júlio Pucci”, destacou mais. 

Joel criou também em sua gestão o Rotary Kids. Fundado há seis meses as crianças têm apresentado um excelente trabalho. Temos crescido nesses projetos mirins. Assim,  estamos buscando aliar o nosso esforço com a necessidade, e fazendo disso um 'casamento', que sentimos que vem  dando resultado”,  ressaltou.

 

Na reunião festiva, Joel foi agraciado pelo governador Antônio Oliveira, com um martelo fabricado com a histórica e nobre madeira, ‘pau-brasil’. 

Rotary Clube e Casa da Amizade ganham novos sócios
A reunião festiva da última segunda-feira, que contou com a presença do governador Antônio José de Oliveira, marcou também a posse de seis novos casais associados ao Rotary Clube e à Casa da Amizade. São eles, André Luiz Zago e Raryna Raquel Resende; Celso Aparecido Brait e Cleides Mora de Paula; José Luiz Vasquez e Maria de Lourdes Folleto Bruno; Luiz Antonio Rodrigues Guimarães e Márcia Daniel dos Santos Guimarães; Luiz Fernando de Oliveira e Diva Rosário Cruvinel Oliveira; Marco Aurélio Martins Borges e Franciele Borges Barbosa, todos pessoas engajadas e com uma excelente folha de serviços prestados à comunidade.
André Luiz Zago, 31, mais conhecido por Lelé, nasceu em Sacramento, filho de Paulo Imar Zago e Maria Ângela Magnabosco Zago é casado com Karyna Raquel Resende. Formado em Administração Financeira e Bancária, pela Universidade de Franca – Unifran, é o braço direito ao lado da família como Administrador do Posto de Combustíveis Trevo. Engajado nas questões sociais, Lelé é membro voluntário da Creche São Vicente de Paulo (CIJU), desde 2003 e membro da diretoria da instituição, desde 2005, tendo sido eleito presidente no ano passado, cargo que exerce até o dias atuais. 
Celso Aparecido Brait, 48, natural de Colina (SP), comandante da Polícia Ambiental do município, reside em Sacramento desde 1993, após prestar serviços em diversas cidades desde que ingressou na PM, em 1982.   Durante todos esses anos, 'Sargento Brait', como é conhecido, recebeu várias homenagens da PMMG, dentre elas a condecoração com a Medalha Mérito Militar e o Troféu “40 anos educando, protegendo e preservando o meio ambiente”. Em 1998, Celso Brait foi agraciado, meritoriamente, com o título de Cidadão Honorário de Sacramento. Hoje, Subtenente PM, Brait é um dos novos membros do Rotary Clube. Casado com a professora Cleides Moura de Paula. O casal tem dois filhos, Celso Brait Neto e Camila de Paula. 
José Luiz Vazquez Bruno, 41, paranaense de Paranavaí, reside em Sacramento desde 2.000, quando aqui chegou para trabalhar na empresa de exportação de madeira Wood do Brasil, fundada por seu pai, Osvaldo Bruno. Mas antes de chegar a Sacramento, José Luiz foi bancário no Bradesco, em Campo Grande, por 18 anos. Dedicou-se a negócios da família, no ramo de madeiras em Nova Andradina. Casou-se com Maria de Lurdes Folleto e juntos dedicaram-se à madeireira Fio de Ouro. Depois de fechar a empresa, José Luiz exerceu outras atividades até chegar a Sacramento, onde se estabeleceu. De origem espanhola, José Luiz apaixonou-se pela tranqüilidade de Sacramento e foi através da filha, Ana Luiza, membro do Rotary Kids, que José Luiz e Maria de Lurdes conheceram o Rotary que ora abraçam. 
Luiz Antonio Rodrigues Guimarães, natural de São Paulo é engenheiro químico formado pela Faenquil-USP e com vários cursos de pós graduação. Há 14 anos reside em Sacramento atuando como Diretor Industrial do Laticínio Scala, mas antes exerceu atividades em não menos renomadas empresas como a Embraer, Monsanto, Chemis Engenharia Ltda., dentre outras. Na cidade, faz parte também do Conselho de Desenvolvimento Ambiental – Codema, e dos Conselho da AABB. É maçom, grau 33 e membro da Loja Maçônica General Sodré, ocupando o cargo de vice-presidente. Casado com Márcia Daniel dos Santos Guimarães, o casal tem dois filhos. 
Luiz Fernando de Oliveira, 54, mais conhecido como Barbacena, é sacramentano, filho de Acácio José de Oliveira e Maria José Fonseca de Oliveira. Contador e advogado, graduado pela Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro, atua na Assistência Judiciária de Sacramento, de onde se ausentou apenas por cinco anos, quando assumiu cargo no Banco Mercantil de São Paulo, na cidade de Uberaba. Depois fincou pé na cidade, onde exerceu várias atividades como agropecuarista, revendedor de bebidas, Defensor Público e, paralelamente, especializou-se em várias áreas do Direito. Sempre dedicando-se a atividades sociais, é membro do Conselho Municipal de Segurança Social e da Loja Maçônica General Sodré. Barbacena é casado com a professora Diva Rosário Cruvinel de Oliveira, pais das estudantes universitárias, Patrícia e Caroline. 
Marco Aurélio Martins Borges, 30, sacramentano, é engenheiro civil formado pela Uniube. Ausentou-se de Sacramento por um tempo, residindo em Uberaba, São Paulo, Espírito Santo e Passos até retornar à terra natal em 2003, após ser aprovado em concurso público no SAAE. Filho de Caricio Vieira Borges e de Sonia Martins Borges, Marco Antonio é casado com Franciele Borges Barbosa, pais de Mariele, de oito anos. Engajado nos trabalhos sociais na comunidade, Marco Antonio é um dos novos rotarianos a somar benesses para a cidade.