Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lar São Vicente ganha Galeria de Arte

Edição nº 1125 - 26 Outubro 2008

“Alguns rezaram em torno do quadro Nossa senhora do Patrocínio, no oratório... 

E o carro de boi foi um dos que mais lhes chamou a atenção. 

O Lar São Vicente de Paulo inaugurou na última sexta-feira, 17, uma Galeria de Artes permanente, que conta com 42 obras de artistas sacramentanos, o que sem dúvida deu beleza ao local e, para os moradores da casa, um alento para os olhos e o coração. 

O presidente da entidade, Isan Magnabosco, explica como nasceu a idéia da galeria permanente. “No Natal de 2007, ganhamos uma TV de 42', LCD, e as pessoas se espantaram por ser muito bonita, muitas cores, tudo muito vivo. Isolada na sala, pensei que precisaríamos de algum complemento naquela sala e nas demais dependências do Lar. Conversando com Maria Crema, ela sugeriu que colocássemos aqui, obras de arte, que chamam a atenção dos visitantes e dos moradores. Conversei com alguns artistas e a coisa tomou corpo e hoje estamos aqui com 42 obras, alegrando o ambiente”, conta o presidente.

No dia da inauguração da Galeria, Isan conta que foi gratificante ver os idosos receber os quadros. “Alguns rezaram em torno do quadro Nossa senhora do Patrocínio, no oratório... E o carro de boi foi um dos que mais lhes chamou a atenção. Foi emocionante”, disse, revelando que em breve estará no Lar, uma profissional para dirigir uma oficina de trabalhos manuais. “Nosso maior desafio é acabar com a ociosidade e a oficina dará a eles uma atividade diária, podendo cada um descobrir o seu talento. E, para o próximo ano, vamos trabalhar para conseguir um Terapeuta Ocupacional, para dinamizar ainda mais as horas aqui dentro”, informou.

As obras distribuídas entre óleo sobre tela, tecido sobre tela, esculturas em argila e metal, textura sobre tela, oratórios foram doadas pelos artistas, Alberto Almeida Stort, Alzira Bessa França Amui, Amélia Borges Loiola, Ana Maria Pacheco, Anete Cordeiro, Beatriz Alves Almeida, Cícero Oliveira, David Gobbo e Melo, Eliane Maria Alves Lima, Eliane Scalon, Eliete Aparecida Borges, Fabiano Augusto dos Santos, Fernanda Kelly Nascimento, Gabriela Lima Santana, Geovane Fabrício Monteiro, Iara Catarina de Souza, Igor Almeida Pacheco, Isabela Batista Santana, Lílian Cristina da Silva, Linda de Melo Crema, Luzia Inácio Borges Moreira,

Marcelo Reis Urbano Alves, Maria Ângela Silva Melo, Maria Crema Mendes, Maria do Carmo, Maria Eduarda Magnabosco, Maria Luiza Borges, Maria Regina Crema Veloso, 

 Marilene Bessa França, Marilese de Almeida Pacheco, Marisa Cerchi Silveira, Noêmia Malaquias Pereira, Renato Bizinoto, Maristela Borges Tura, Sílvia Bizinotto e Valéria Soares.


Depoimentos:

Vários moradores do lar se confessaramfelizes com a inauguração da galeria:

“Achei muito lindo, muito bonito, gostei desse carro de boi ali e da santinha”.  (Francisca de Rezende, 88) 

“Gostei de todas mas essa do carro de boi é a mais bonita. lembrei de quando eu era menino, trabalhando com o meu pai no carro de boi.lá na Aldeia. Gosto de ficar olhando esse carro e recordando o meu tempo”. (Benedito Domingos, 73)

“Gostei muito da igreja, lugar de rezar”. (Iraci da Silva, 83)

“Achei  muito bom esses quadros, já fiquei olhando para eles muitas vezes. O que mais gostei é o da gruta. Já fui lá na gruta e vejo o quadro e fico lembrando”. (Luzia Rosa Vaz, 61) 

“Achei muito bonito e bom pra gente ficar olhando. Gostei das flores, de tudo, tudo”. (Maria Laura de Jesus, 84)