Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

CPPT promove cursos para a geração de empregos

Edição nº 1133 - 21 Dezembro 2008

Dois grupos de aprendizes concluíram na última semana os cursos, Operador de Máquina Industrial e de Bordados com Linha e Pedrarias, promovido pela Unidade de Atendimento ao Trabalhador SINE / Centro Público de Promoção do Trabalho de Sacramento – CPPT. Mas foram inúmeros cursos ministrados durante o ano em parceria com os governos estadual e federal. 

De acordo com a coordenadora da Unidade, Cíntia de Cássia Silva, o objetivo do CPPT é formar mão de obra para o mercado. “Os cursos são selecionados de acordo com a demanda do mercado, como por exemplo, esse curso de bordado em tecido e pedraria. Uma empresa está necessitando de mão de obra e vai gerar no mínimo 20 empregos nessa área”, disse. Outra demanda, pesquisada pelo Sine, é a operação de máquinas industriais, por isso o curso ensinou o básico, através do Instituto Cultural Boa Esperança, de Belo Horizonte. “Essa empresa é altamente qualificada, cadastrada na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - Sedese e tem ministrado excelentes cursos na cidade e são extremamente conceituados”, esclarece a coordenadora, acrescentando que todos os cursos são gratuitos. 

Cíntia informa que a maior demanda é para costura. “Temos as máquinas e já realizamos dois cursos só nessa área. Agora é só os interessados nos procurarem. Para esse ano, os cursos está encerrados. Vamos nos reunir para analisar as metas e programar para o próximo ano”, informa. 

Outro curso ministrado foi o de Vendas, promovido pelo Senac em parceria com o governo estadual. De acordo com Luciano Gobbo, que ministra as aulas, o curso forma pessoas capazes para trabalhar no comércio, com competência. “Eles têm aqui ensinamentos de todos os conhecimentos básicos e necessários para serem bons profissionais, no atendimento, nos cálculos e vão in loco ver a realidade do comércio”, explica, acrescentando que o curso tem 80 horas de duração.“Eles já tiveram outros módulos com outros professores e agora estão caminhando para o final com 16 horas de cálculos matemáticos e sairão daqui aptos a ingressarem no mercado – disse mais. 

Os dados do Sine – Serviço Nacional de Emprego no período de janeiro a outubro em Sacramento somam 2.053 inscritos, desses, 886 são requerentes do seguro desemprego. Foram realizadas 627 inscrições para o mercado de trabalho, para um total de 427 vagas captadas. Desses inscritos, 337 estão empregados, conforme informações da coordenadora Cíntia de Cássia Silva, que garante que outras pessoas serão empregadas ainda este ano.