Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

IV Feira Pró-Genética: Melhora e valoriza rebanho do município

Edição nº 1424 - 25 Julho 2014

O Sindicato dos Produtores Rurais, em parceria com a Emater, ABCZ, Prefeitura e  IMA  realizou em Sacramento, no dia 18 de julho, a IV Feira Pró-Genética, evento  que tem como objetivo trazer aos produtores  do município, para atender a sua demanda, animais de alta qualidade com certificação da ABCZ . Paralelamente, foi realizada a II Feira  de Fêmeas, mais uma opção para o produtor de compra e venda de animais.   De acordo com Hermógenes Vicente Ribeiro, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, os animais adquiridos na feira são garantia de retorno e melhoria do rebanho tanto de corte quanto leiteiro. 

“- Esses animais de qualidade vão trazer melhorias ao rebanho, pela sua alta genética, e, ao transmitir esses genes de alta qualidade, vão apurando a qualidade do rebanho, agregando muito mais valor ao rebanho como um todo, por isso é um investimento que se paga com poucas crias desses touros, porque um bezerro que nasce nessa linhagem já mostra uma qualidade muito melhor do que a do restante do rebanho. A raça vai apurando, proporcionando mais carne, mais leite e valorizando toda a produção. Enfim, a Feira Pró-Genética é uma excelente oportunidade que o produtor tem de comprar animais de qualidade”. 

Na avaliação do presidente, o resultado foi satisfatório. “Tivemos 30 touros, inclusive de raças que não têm demanda no município, mas estiveram no local para amostragem. Embora tenham sido comercializados  apenas oito touros, a participação do produtor foi muito boa , pelo menos para conhecer o plantel, trocar informações. Mas quem comprou os animais levou para a sua propriedade animais de alta qualidade e em breve estarão tendo retorno”, avaliou.

Ainda de acordo com Hermógenes, a aquisição dos animais pode ser feita através de financiamento, por isso, o Sicoob/Credicoasa e Banco do Brasil estiveram no local estendendo toda sua linha de créditos, durante todo a rodada de negociações. 

A Feira Pró-Genética que tradicionalmente era realizada no Parque de Exposições, este ano teve lugar no Leilão Bela Vista. Segundo o presidente Hermógenes, pela estrutura  que o local oferece. “A feira  exige uma estrutura própria que, anualmente tem que ser montada no parque por falta de currais adequados, então, como o leilão tem toda a estrutura pronta,  optamos por este local e foi uma boa opção”, explica, acrescentando que, para o próximo ano,  haverá melhorias. 

 

Emater

Alysson Rodrigues de Jesus Souza, extensionista da Emater, coordenador da Feira Pró-Genética, avalia positivamente a quarta feira, embora os resultados não tenham sido o esperado. “Poderia ter sido melhor, diante da divulgação muito ampla feita através dos laticínios Scala e Jussara, também nossos parceiros, no entanto, o resultado não foi ainda o esperado”, reconheceu.

Para Alysson, o produtor ainda tem uma resistência muito grande em fazer uma opção por touros registrados. “Há também a questão do preço que é acima da média dos touros cabeceira de boiada, mas no caso da Feira é o valor genético que importa. Se analisarmos por esse aspecto, vemos que os preços são acessíveis”, explicou.

De acordo com o extensionista, embora o número de vendas tenha sido baixo, o evento deve continuar. “A Feira não pode parar, este é um processo que não podemos parar  de incentivar. Temos que continuar, porque, à media que o pessoal vê os resultados de quem adquiriu, é que outros produtores passam a se interessar   e aderir ao programa”, afirma, destacando além da comercialização a troca de informações e de experiências entre produtores.      

De acordo com Alysson, este ano apesar da procura, a Feira de fêmeas  não contou com animais das raças Sindi Girolando e Guzerá.  “Houve procura, mas não conseguimos trazer esses animais, porém, de modo geral, foi uma boa feira, nada deixou a desejar”, avaliou. 

Fazendo uma avaliação, como coordenador, desse primeiro quadriênio de Feira, a melhoria do plantel no município foi visível, aqueles que adquiriram animais desde a primeira, estamos vendo que foi muito positivo. A feira já se consolidou no município e tende a melhorar a partir do momento  que o produtor começar a enxergar a importância de um animal melhorador no seu rebanho”.