Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Tapetes coloridos marcam procissão de Corpus Christi

Edição nº 1680 - 21 de Junho de 2019

Depois de alguns anos retornam em Sacramento os tapetes coloridos de rua para a passagem da procissão de Corpus Christi, no entorno da praça Getúlio Vargas, no feriado dessa quinta-feira. Desde a madrugada voluntários ligados às diversas pastorais da Paróquia Basílica se movimentaram para montar os desenhos litúrgicos no trajeto da procissão. 

Acompanhando de perto o bonito trabalho que estava sendo realizado com animação e alegria, o pároco, Pe. Ricardo Fidelis, falou ao ET sobre a importância dessa tradição. “Esses enfeites têm duas importâncias, a primeira é homenagear o Senhor Jesus, o Santíssimo Sacramento, para manifestar o nosso respeito, nossa adoração, nosso amor”, respondeu, citando o Papa emérito, Bento XVI: 

“ A procissão de Corpus Christi tem este sentido: levar Jesus para onde vivemos, para que Ele caminhe onde nós caminhamos e viva conosco, onde nós vivemos'. Então, este é um sentido bonito, de sairmos com o Santíssimo Sacramento pelas ruas e o povo estender este tapete para que o Senhor Jesus possa passar”, afirma, destacando a segunda importância. 

“A confraternização paroquial, os irmãos que se unem, todos se ajudando, um se empolgando com o trabalho do outro, a convivência... Isso é muito importante para o vínculo paroquial, que devemos criar e fortalecer cada vez mais”. 

De acordo com Pe. Ricardo, este ano é o momento do resgate e, para o próximo ano, o objetivo é aumentar e envolver mais as pessoas. “Para o ano que vem vamos preparar com antecedência para que seja ainda mais bonito, porque para o povo de Sacramento a festa de Corpus Christi é ainda mais significativa, não só pelo sentido litúrgico que é universal, mas pela presença do Santíssimo Sacramento na cidade há quase 200 anos. No próximo dia 4 de julho completarão 200 que o Santíssimo está aqui. E estender este tapete de amor, de adoração e de homenagem é muito importante”, reconheceu.