Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Mesários das eleições 2020 serão nomeados até 16/9

Edição nº 1741 - 24 de agosto de 2020

Começou nessa quarta-feira 19 e vai até o dia 16 de setembro o prazo para que os juízes eleitorais de cada município nomeiem os mesários e os membros das mesas receptoras de votos e de justificativas. Até a data-limite também devem ser apontados os eleitores que atuarão no apoio logístico dos locais de votação das Eleições Municipais 2020. O mesário colabora com a lisura do processo eleitoral, viabiliza as eleições e fortalece a democracia.

As datas foram alteradas com a Emenda Constitucional nº 107/2020, que adiou o pleito para novembro em razão da pandemia do coronavírus. Originalmente, as nomeações seriam de 7 de julho a 5 de agosto.

O interessado em colaborar com a realização do pleito pode se inscrever no site do TRE- MG. Apesar de não ser remunerado, a lei reserva alguns benefícios para o eleitor que trabalha nas eleições, tais como, o direito de se ausentar do trabalho pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições e em que participar de treinamentos ministrados pela Justiça Eleitoral para o exercício da função (Lei 9.504/97, art. 98);  auxílio-alimentação, no 1º turno e, se houver, no 2º turno das eleições, além do que, o exercício da função de mesário pode valer como critério de desempate em concurso público, caso haja essa previsão no edital.