Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Prefeitura faz mutirão para evitar epidemia de dengue

Edição n° 1297 - 17 Fevereiro 2012

A informação foi dada pela assessoria de comunicação da Prefeitura. Sacramento começou o ano de 2012 mobilizando os agentes de saúde e setor de limpeza com mutirão para evitar focos do mosquito.

A Vigilância em Saúde começou nessa segunda-feira, 6, o mutirão de limpeza no combate a dengue. “Essa é uma das várias ações que serão desenvolvidas ao longo do ano com objetivo de conscientizar, mais uma vez a população que também é dela a responsabilidade nesta batalha”, alertou o educador em Saúde, Bergson Evangelista dos Santos.

De acordo com o educador, 80% dos criadouros do mosquito são encontrados nas residências, tudo por falta de cuidado dos moradores. “Desde o início desta ação estão sendo retirados em média dois caminhões por dia de lixo dentro dos quintais das casas, isso mostra a falta de comprometimento por parte desses moradores, que insistem em deixar o combate a dengue como responsabilidade apenas dos agentes da zoonoses”, lamenta Bergson.

Ainda segundo o educador, há registros de que em cidades vizinhas a epidemia já chegou, confirmando inclusive casos graves de dengue hemorrágica. “Por conta disso, alertamos a população sobre esse risco iminente de uma epidemia de dengue também em Sacramento. Todos os esforços estão sendo realizados para evitar, e se a população participar efetivamente poderá evitar esse perigo”, alertou, fazendo um apelo final: “Mobilizem-se moradores, deixando seus quintais limpo! Organizem-se em grupos e conversem com seus vizinhos, mostrando os perigos da dengue e como fazer para evitá-la! Presidentes das associações de bairros desenvolvam na sua comunidade ações criativas de prevenção a dengue! Quanto mais lixos dentro dos quintais, maior será o perigo, não só de pegar dengue, mas também pelo surgimento de escorpiões e outros animais peçonhentos que podem causar acidentes e mortes”.