Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Bruno anuncia nomes de secretários

Edição nº 1338 - 30 Novembro 2012

O prefeito eleito, Bruno Scalon Cordeiro, reuniu a imprensa na tarde dessa quarta-feira, 28, para anunciar, oficialmente, os nomes de seus secretários. Entre as 13 secretarias, cinco são novos: Ricardo Brisch (Agricultura e Pecuária), Eliana Aparecida Ribeiro (Cultura e Turismo), Fabrício Stival Ribeiro (Esportes), Gê Alves (Governo) e o diretor da autarquia, SAAE, engenheiro e funcionário de carreira, Marcos Aurélio Martins Borges. 

Outras cinco foram entregues a ex-secretários do governo petista, do ex-prefeito Nobuhiro Karahima: Adriano Magnabosco (Assistência Social), Izabel Camargos (Saúde), Lélio Aparecido de Souza (Obras), que também trabalhou no governo Joaquim R. Pinheiro; Marcelino Marra (Planejamento), que também trabalhou com o ex-prefeito Joaquim; e Maurício Scalon (Meio Ambiente). 

A Profa. Joana da Graça Gonçalves Faria (Educação), ex-secretária no governo de Joaquim; e Marcos Antônio Rodrigues Borges (Gestão), ex-secretários no governo de José Alberto e Joaquim, completam o primeiro escalão  de seu governo, ao lado da secretária Lucinete Cardoso (Negócios Jurídicos), que trabalhou na gestão do prefeito Wesley.

Ao anunciar os nomes, na residência do ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges, o prefeito eleito disse que todos os seus secretários são pessoas que vão agregar ao governo de forma técnica e gestora. “É claro que, em se tratando de administração pública, o fator político é preponderante em todo o processo. Mas, como anunciei na campanha, pretendo implantar um governo diferente, um governo gestor, técnico,  mais para atender as ações de trabalho do que, realmente, delinear situações políticas. Este foi o critério mais apurado que nós utilizamos no processo de escolha”, justificou. 

Sobre os compromissos partidários, Bruno afirmou que tinha um compromisso com o PT, de indicação de duas secretarias, Saúde e Assistência Social. “Fora isso, não tínhamos compromissos de nomes de secretarias. Se por ventura, e com certeza, vai acontecer, outros nomes indicados que fizerem parte de partidos políticos, o PT e até de outros partidos, não significa que sejam indicação do partido, e sim indicação pessoal  do prefeito Bruno Cordeiro, referendado pelo vice-prefeito Geraldo Carvalho. Tínhamos esse compromisso com o Partido dos Trabalhadores e com o Partido Progressista (PP), da professora Joana da Graça Gonçalves e Faria, com a pasta da Educação. Portanto, tínhamos três compromissos de pastas  e quero ressaltar que os demais nomes foram indicados pelo prefeito eleito, Bruno Cordeiro”.

 

Os secretários do novo governo

Antes de anunciar os nomes, Bruno Cordeiro deixou claro que, caso os detentores dos cargos não atendam ao proposto, serão substituídos. “Os indicados são de minha extrema confiança, mas se por ventura não houver correspondência quanto ao trabalho, terei total liberdade  para trocar. Os próprios indicados, em conversas que tiveram comigo e Geraldo, já sabem disso: não atingiu os objetivos, serão exonerados e substituídos”, disse, adiantando que os indicados e todo grupo estarão  reunidos três dias a portas fechadas, para fazer o planejamento de governo, para que as ações sejam implantadas e implementadas a partir de janeiro. 
Agricultura e Pecuária - Ricardo Brisch: Empresário do ramo de agronegócio, em empresa de beneficiamento de batatas e cebola instalada no município e é um dos pioneiros no ramo.
 
Cultura e Turismo - Eliana Aparecida Ribeiro Pereira: Farmacêutica, formada pela Universidade Metodista de Piracicaba, com especialização em Homeopatia, hoje cursa Administração na Universidade de Franca. Empresária do ramo farmacêutico, é membro da diretoria do Instituto Scala e fundadora do projeto Ordem das Filhas de Jó, na cidade.
Governo - Gê Alves: Formada em Magistério, Técnica em Contabilidade, Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, assessora de imprensa concursada da Prefeitura de Uberaba, integra a equipe do Jornal da Manhã e é membro da diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de MG.
Esportes - Fabrício Stival Ribeiro: Professor de Educação Física, formado em Franca, empresário, proprietário do Restaurante Lareira. É o fundador do grupo desportivo TJ-P. 
SAAE – Marco Aurélio Martins Borges: Engenheiro civil concursado do SAAE, trabalhou nas empresas Lafarge Concreto, Jako Poyry e Aracruz Celulose, até ingressar no SAAE, em 2003. 

Assistência Social – Adriano Magnabosco: Técnico em Contabilidade, atuou  por oito ano nas secretaria de Governo, Planejamento  e Finanças no governo Biro, participando de diversos conselhos e conferências municipais. É proprietário do Supermercado Magnabosco.
Meio Ambiente – Maurício Scalon: Dentista, atuou como secretário e Gestor do SUS e administrador da Santa Casa no governo Biro. Atua como consultor Técnico para Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde em vários municípios de Minas Gerais e São Paulo. Possui relação estreita com o meio ambiente, foi um dos fundadores e presidente em Sacramento da ONG “O Rio Grande”.

Obras e Serviços Urbanos – Lélio Aparecido de Souza: Engenheiro Civil, atuou como engenheiro civil, no governo Biro (2000/2004) e de 2005/2008, na Superintendência de Obras com o prefeito Joaquim. Hoje exerce a engenharia em sacramento nas áreas de construção civil, Licenciamentos Ambientais e projetos de implantações de hidrelétricas.
Planejamento – Marcelino Marra Batista: Engenheiro Agrônomo, pós- graduado em Marketing Político, vereador, produtor rural. Atuou como secretário de governo na gestão dos ex-prefeitos Nobuhiro Karashima e  Joaquim Rosa Pinheiro. É presidente do PSD e foi coordenador geral da campanha do prefeito eleito.  

Saúde – Isabel dos Reis Camargo: Enfermeira, graduada pela USP/Ribeirão Preto há 20 anos. Trabalhou como secretária de Saúde no governo Biro, assessora da Secretaria de Saúde de Araxá em 2009/2010 e atualmente trabalha na Atenção Básica de Saúde em Uberaba.

Educação – Joana da Graça Gonçalves Faria: Pedagoga especializada  em Supervisão,  Orientação e Administração Escolar, empresária, ex-vereadora (1997/2004), professora aposentada. Por 12 anos foi coordenadora do Programa de Alimentação Escolar e,  secretária de Educação no Governo de Joaquim Rosa Pinheiro (2005/2008) e é presidente do Partido Progressista. 
Gestão – Marcos Antonio Rodrigues Borges: Técnico em Contabilidade, bacharel em Ciências Contábeis e pós-graduado em Controladoria, Auditoria e Perícia Contábil. Foi funcionário do BCN e da Construtora API. Trabalhou na Prefeitura com os ex-prefeitos José Alberto Bernardes Borges e Joaquim Rosa Pinheiro. Fundou na cidade a empresa Organização Contábil Consultoria e Assessoria (ORCCA). 
Negócios Jurídicos – Lucinete Cardoso: Advogada especialista em Direito Empresarial, pela Universidade Mackenzie (SP), especialista em Direito Processual Civil e mestre em Direito de Relações Econômicas. Atuou como sua advogada na campanha eleitoral, trabalhou no governo Wesley como Diretora do Contencioso Administrativo e Judicial, é professora universitária e tutora do pólo do Grupo Uninter em Sacramento.