Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Laticínio Scala promove ‘Convenção Anual de Vendas’

Edição n° 1302 - 23 Março 2012

O Laticínio Scala realizou em Sacramento, nos dias 16 e 17 últimos, sua Convenção Anual de Vendas. Organizado pelo setor de Marketing e Vendas, o evento reuniu mais de 20 representantes de 12 escritórios comerciais que representam a indústria nas regiões Sudeste e Centro Oeste, além dos representantes dos Estados de Alagoas e Bahia, contando ainda com a participação dos colaboradores das áreas de Produção, Administração, Finanças e Talentos Humanos.

Com o objetivo de promover uma troca de experiências, integração entre as equipes, atualização e aperfeiçoamento, a reunião foi iniciada, na sexta-feira, com análise dos resultados de 2011 e discussão das metas e direcionamentos para 2012. Um jantar de confraternização no Pacheco´s Buffet marcou o encerramento do primeiro dia do encontro. 

Já o segundo dia, foi de muita movimentação com o jogo de negócios, “RattlesnakeCanyon”, desenvolvido pela empresa de consultoria canadense, Eagle'sFlight, que está no Brasil há 15 anos e é líder nesse tipo de treinamento. O jogo leva os grupos a refletirem e analisarem a sua atuação no mercado e a decidirem quais as melhores estratégias a serem adotadas.

Paulo Caldana, da área de Marketing e Vendas, explicou a importância do encontro, em relação ao alinhamento de expectativas para o ano e o planejamento de atividades executado entre as áreas internas da empresa e os vendedores, para atingirem os seus objetivos. 

 “- Na convenção, sempre trazemos algo novo, como este jogo, em que os participantes aplicam os conceitos de gestão, vendas e estratégias. Posteriormente, esse aprendizado é levado para dentro da empresa visando alcançar os objetivos propostos para o ano”, explicou Caldana, acrescentando que a convenção é um espaço em que os funcionários se conhecem, interagem, confraternizam e aprendem. “Sempre fazemos com que esse momento seja muito marcante, para ser carregado durante o ano todo na busca dos objetivos”. 


Jogo de negócios empolga participantes 

 

O Rattlesnake Canyon , jogo de negócios que consiste da construção de uma ferrovia, empolgou os cerca de 50 participantes, distribuídos em dois grupos, que deram o máximo de si nas estratégias para atingir o objetivo no final das quatro semanas, vivenciadas no jogo em 20 minutos cada uma. 

José Rodrigues Passarinho, da Eagle´s Flight Brasil, moderador da atividade lúdica que foge das convencionais palestras, explicou assim o jogo: “Esse é o chamado treinamento experiencial, dividido em duas partes, a primeira não passa de uma brincadeira, com o participante esquecendo que é da empresa e se comportando como realmente é. E, na segunda parte, vem a avaliação com a pergunta: O que isso tem a ver com a vida real?''. 

De acordo com Rodrigues,  a avaliação feita pelos concorrentes foi excelente. “A avaliação do jogo foi fantástica, porque eles concluíram que, como acontece no jogo acontece no dia a dia. Os participantes sentiram na pele, através de uma brincadeira, que eles têm que mudar, especialmente no seu entendimento das necessidades do cliente, porque ele é o foco”, disse, elogiando o envolvimento dos participantes. 

 Desafiados a definir o jogo em três palavras, todos foram unânimes em elogiar o método utilizado na convenção. José Márcio do Valle Parreira, gerente da área industrial Scala, disse lacônico: “Excelente!”. Já outros, extrapolaram: Diretor Marcel Cerchi: “É muito interessante, criativo e importante para nós. Temos que ter fôlego e atenção pra fazer as negociações. Estamos aprendendo jogando”. Gisele Scalon Ribeiro Araujo, da área de vendas em São Paulo: “Estou jogando e aprendendo, porque o jogo envolve estratégias de compra e de venda. Quem souber usar as melhores estratégias vai vencer”. Wagner Ribeiro, da área de vendas de Belo Horizonte: “Estou me divertindo e aprendendo a negociar”. Léo Luiz Cerchi, diretor do Scala: “Jogo muito envolvente, criativo e emocionante”. Mauro Gomide, da área de vendas:  “Jogo muito agitado, muito bom,o pessoal só está querendo ganhar, mas a gente vai junto aprendendo muito”. 

Para Francine Franco Amaral, Consultora de Marketing do Scala, a convenção foi um momento importante dentro da empresa. “A partir deste encontro, montamos nosso plano de ação: 'Como obter sucesso em vendas?', lembrando que sucesso não é só vender mais. Ter sucesso em vendas é também vender melhor, isto é, o que pode ser feito para atender melhor o mercado, o cliente  e fortalecer a marca Scala”, frisou.