Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento recebe novo dono do Cartório do 1º Oficio de Notas

Edição nº 1406 - 21 Março 2014

O Bacharel em Direito Maurício José de Mendonça Júnior é o novo tabelião, que, desde o dia 18 de fevereiro, responde pelo Cartório do 1º Ofício de Notas de Sacramento, preenchendo a vaga deixada pelo saudoso Antônio Alves de Araújo, e, interinamente, ocupada por Luciana De Faveri Araújo, conforme ato de outorga expedido na Portaria 2936/2013, do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, publicada em 25/11/2013. 

Os cartórios de notas são uma delegação de serviço público, por intermédio da qual uma pessoa torna-se responsável por realizar escrituras públicas, procurações, autenticações, reconhecimentos de firmas, testamentos, declarações de união estável, pactos antenupciais e divórcios, garantindo a idoneidade dos registros oficiais. A Constituição Federal de 1988 determinou a obrigatoriedade de concurso público para nomeação dos titulares, dando fim à nomeação por atos do governador, quando, em geral, passavam de pai para filho, o que não mais acontece, conforme lei regulamentadora de 1994.

“Quando o concurso foi aberto para preenchimento das vagas dos cartórios, eu me inscrevi. Trata-se de um concurso que teve mais de 2.000 inscritos, e que foi realizado em três etapas, com duração média de dois anos. Obtive êxito em todas elas, conseguindo a aprovação em 14º lugar, cabendo-me a escolha do Cartório do 1º Ofício de Sacramento, cargo que assumi no último dia 18”, explicou. 

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia/MG, pós-graduado em Direito Público pela Universidade Gama Filho, Maurício foi aprovado no Concurso de Provas e Títulos do Estado de Minas Gerais. Tem larga experiência nas lides forenses, pois, além de ter atuado como advogado por vários anos em Uberlândia/MG, é, também, professor de Direito Constitucional e Direito Tributário na Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) e no Curso Máximus, preparatório para concursos. 

 

Cartório muda de endereço e telefone

Ressaltando que o Cartório do 1º Ofício continuará com a mesma seriedade, competência e presteza na realização dos serviços, Maurício anunciou sua mudança de endereço e telefone: “A partir desta segunda-feira, 24, atenderemos em novo endereço, na avenida Benedito Valadares, 247, onde antes funcionava o Cartório Eleitoral, em frente à Sorveteria Kuka Fresca”, informou, destacando a vontade de trabalhar. Os usuários podem esclarecer qualquer dúvida no novo telefone do Tabelionato: 3351-4191. 

 

“- Assumo o Cartório com vontade de trabalhar com responsabilidade, honestidade e dedicação. Embora com um novo Titular, o Cartório continuará com o mesmo serviço, fazendo escrituras, procurações, reconhecimento de firmas, autenticações, enfim, tudo para atender às necessidades da população, com a mesma qualidade que a cidade já conhece. Portanto, os clientes e amigos do 1º Tabelionato de Notas de Sacramento podem continuar conosco, pois o atendimento, a qualidade e a eficiência serão as mesmas”, frisou. 

Novo horário de funcionamento
Além de um novo local, para melhor atender à clientela, o Cartório do 1º Ofício vai funcionar, a partir desta segunda-feira, 24, em novo horário. “Teremos, também, um novo horário de funcionamento, começando às 8h da manhã, até às 17h, sem intervalo para o almoço, especialmente para atender aos clientes da zona rural e, também, àquelas pessoas que querem aproveitar esse momento para cumprir algum expediente no Cartório, como reconhecer firma e autenticar documentos. Por isso, não vamos mais fechar durante o período do almoço”, informou. 
As funcionárias Vanessa e Josiane, já bastante experientes na função, continuam no Cartório e entra um novo funcionário, o Bacharel em Direito e especialista em Direito Tributário Brunno Guerra, que será o Substituto nas eventuais ausências do Titular. Muito simpático, o tabelião Maurício, noivo de Fernanda Nader, já fixou residência em Sacramento, mas diz que quer logo trazer a futura esposa para morar na cidade. “Vim para ser o mais novo sacramentano, gosto muito da cidade, que já conhecia por conta de alguns amigos, mas gosto principalmente das pessoas, que são extremamente simpáticas, solícitas e acolhedoras”. 
Acervo do Cartório continua o mesmo
O novo tabelião salientou que nada muda com relação aos cartões e fichas com assinaturas para reconhecimento de firmas, que se encontram, agora, no novo endereço. Além disso, os livros que contêm as escrituras, realizadas desde o início das atividades do Cartório, há quase cem anos, agora são de sua responsabilidade, e também já estão na avenida Benedito Valadares, 247.
Esclareceu mais Maurício que escolheu Sacramento para viver e que, se não fosse ele, outro Tabelião assumiria o Cartório do 1º Ofício, em razão do concurso público.  
Concluindo, disse que teria o maior prazer em receber a população para conhecer as dependências do novo endereço do cartório e tomar um cafezinho com ele. ‘‘Serão todos muito bem-vindos’’, finalizou.