Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Atendimentos da Saúde serão 100% informatizados

Edição nº 1592 - 13 de Outubro de 2017

O prefeito Wesley de Santi de Melo entregou 60 computadores, 20 impressoras e 44 tablets à Secretaria Municipal de Saúde, para serem instalados nas Unidades Básicas de Saúde e Centros de Saúde da cidade. A entrega foi feita ao secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, no último dia 10, data que celebra o Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemias. 

O prefeito destacou a importância dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pela equipe de profissionais do município, salientando a importância do empenho de cada um para o sucesso que vem sendo alcançado. Destacou ainda a sua satisfação pela contratação de mais 20 agentes que estão compondo as novas equipes e as novas micro-áreas que estão sendo implantadas no município.

Para o secretário Reginaldo Afonso dos Santos, o maior beneficiado com o sistema, será o paciente, já que as datas para as consultas e os exames serão definidos no momento do pedido. “Dentro de dois meses estaremos com o sistema funcionando plenamente em todas as unidade”, garantiu o secretário, destacando que os computadores vão garantir a informatização de 100% dos atendimentos da rede municipal, através do Sistema DigiSus, do Ministério da Saúde. “Depois de implantada, essa tecnologia vai facilitar todo o processo de atendimento, encaminhamento de consultas e exames de pacientes da Atenção Básica até a Média Complexidade do município”, garantiu o secretário.

.O objetivo é atingir 100% de informatização das informações de cada paciente atendido na Atenção Básica, que serão registradas nos  tablets, no momento da visita domiciliar, o que deve melhorar ainda mais o atendimento, conforme ponderou Samuel Gomide, subsecretário de Saúde: “Isso deve melhorar significativamente o atendimento aos usuários da Rede Básica de Saúde”. 


Capacitação dos agentes de Saúde

Para dominar a nova tecnologia, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) estiveram em reunião de capacitação no último dia 10, data em que foram também homenageados: o dia 10/10 é o Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemias.

O ACS é capacitado para trabalhar na saúde na comunidade. Ele realiza visitas domiciliares na área de abrangência de sua Unidade Básica de Saúde (UBS), produzindo informações capazes de dimensionar os principais problemas de sua comunidade. Entre as atribuições do agente estão a de fortalecer o elo entre a comunidade e os serviços de saúde, coletar dados e orientar a comunidade para utilização adequada dos serviços de saúde.