Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Novembro Azul: mês de conscientização sobre o câncer de próstata

Edição nº 1543 - 4 Novembro de 2016

Assim como no “Outubro Rosa”, mês de conscientização das mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de mama e de colo de útero, em novembro, acontece o “Novembro Azul”.
A edição deste ano da campanha Novembro Azul ampliou a  sua abordagem,  com o mote, “De novembro a novembro azul - movimento permanente pela saúde integral do homem”, com o objetivo de  orientar sobre o câncer de próstata e também alertar os homens sobre a importância de cuidar da saúde.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer,  estudos mostram que de cada seis homens, um desenvolve  o câncer de próstata, que é  o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais – uma a cada 40 minutos. Mais de 61 mil novos casos devem ser registrados no país em 2016.  A prevenção são os exames anuais, isto é, os homens acima de 50 anos devem fazer os exames preventivos pelo menos uma vez por ano. A forma de prevenção mais conhecida e mais eficaz ainda é o procedimento de toque retal. O Novembro Azul visa desmistificar os exames preventivos de câncer de próstata e mostrar aos homens como isso é importante.
Um dos destaques da programação no país,  é o II Fórum Ser Homem no Brasil, marcado para esta segunda-feira 7, que vai reunir profissionais de saúde, parlamentares, governantes, representantes do Ministério da Saúde e população em geral para debater a prevenção e o combate ao câncer de próstata e outros tipos de câncer, como de pênis e testículo.
Nas redes sociais, a campanha vai tratar da saúde integral do homem e usará as seguintes hashtags: #novembroazul; #denovembroanovembroazul #menospreconceito e #maisvida.