Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Dra. Kácia Cunha fala sobre Microfisioterapia

Edição nº 1530 - 12 de agosto de 2016

Retornando a Sacramento, depois de uma especialização de 1 anos em Microfisioterapia, a Dra. Kácia Juliana Martins Cunha Crema (foto)  coloca à disposição da cidade esta especialidade que vem revolucionando o tratamento de várias doenças.Na entrevista abaixo, Dra. Kácia, explica a técnica e pontua as principais indicações do tratamento.

O que é a Microfisioterapia?
Dra. Kácia -
É uma técnica de terapia manual que consiste em identificar a causa primária de uma doença ou sintoma e estimular a auto-cura do organismo, para que o corpo reconheça o agressor (antígeno) e inicie o processo de eliminação.Essa agressão primária deixou traços (cicatrizes) que atrapalham o funcionamento das células, esses traços ficaram guardados na memória do tecido, por uma deficiência do sistema imulógico que não conseguiu eliminar o agressor. Embora venha ganhando muito mais destaque atualmente, a Microfisioterapia não é uma técnica nova. Ela foi desenvolvida na França em 1983 pelos fisioterapeutas e osteopatas Daniel Grosjean e Patrice Benini.

A Microfisioterapia é uma técnica científica?
Dra. Kácia -
Hoje, considera-se ciência o que foi avaliado. O microfisioterapia foi objeto de mais de trinta tipos de avaliações, algumas em meio hospitalar e de acordo com protocolos rigorosos (duplo cego) mostraram o efeito benéfico da técnica de 74% de pacientes que sofriam de colopatia crônica. Investigações em laboratórios foram efetuadas da mesma forma referentes aos ritmos vitais do organismo vivo. Na Europa foram realizados 42 trabalhos científicos. São 5.000 profissionais que aplicam a técnica. Lá o governo ja reconhece a microfisioterapia e paga por esse tipo de sessão, vendo-se tamanho beneficio, na qualidade de vida, diminuição de medicamentos e bem-estar das pessoas.

Por que a Microfisiotapia ajuda as pessoas?
Dra. Kácia
- Porque é fundada sobre um princípio natural e elementar da vida: ajudar o corpo a evacuar todos os traumas passados ou presentes que guarda na memória celular e que o impedem de funcionar bem, como pequenos grãos de areia numa mecânica. Diariamente, o nosso corpo luta contra agressões de todas as naturezas e diferentes intensidades, provindo do exterior (micróbios, toxinas, choques físicos ou emocionais) ou o interior (fraqueza de um órgão, cansaço, problemas existenciais).

O fisioterapeuta localiza essas agressões...
Dra. Kácia –
Exatamente, cabe ao profissional identificá-las. Geralmente, o nosso organismo autocorrige-se em silêncio sem que seja percebido. Contudo, se as infrações não forem identificadas, não reconhecidas ou muito fortes, o corpo não pode reagir de forma eficaz: a agressão deixa então uma espécie de “cicatriz” nos tecidos, uma memória do acontecimento. Apesar deste vestígio, causar uma impressão de cura, o acúmulo destas memórias pode fazer com que uma dor apareça, uma doença se desenvolva, e que o corpo, se enfraqueça, sendo incapaz de lutar. Então, aparecem as dores e doenças crônicas.

Como o fisioterapeuta percebe essas memórias na pele ?
Dra. Kácia -
A sensação que o fisioterapeuta procura no corpo do paciente é a perda de ritmo vital. Qualquer atividade corporal tem seu ritmo vital dentro do organismo e também à superfície da pele. Estes ritmos vitais são percebidos pelas mãos como “micromovimentos”.

Porque não tratar somente a zona dolorosa ?
Dra. Kácia -
Porque a memória traumática que causa a dor não está necessariamente no mesmo local. O corpo é uma máquina complexa com reações em cadeia que podem fazer-se em longas distâncias. É por isso que o tratamento não é localizado unicamente sobre uma região, mas sobre o conjunto do organismo, o fisioterapeuta considera o corpo na sua globalidade. Assim, dores lombares podem ter como origem as glândulas paratireóides situadas na base do pescoço: estas enviam uma mensagem química errada que provoca espasmos dos músculos da coluna a nível lombar. Por um diagnóstico micropalpatório compêndio, o fisioterapeuta poderá localizar e identificar a memória traumática que causa hoje a dor. Ajudando o corpo a eliminar esta cicatriz, vai causar não somente o alívio da dor, mas também vai ajudar o corpo a eliminar os riscos de recidivas, ou que essa memória desloque-se ou que ela cause uma degeneração.

Qualquer pessoa pode praticar a Microfisioterapia?
Dra. Kácia -
Não. O Curso de Formação em Microfisioterapia no Brasil é ofertado única e exclusivamente a profissionais de Fisioterapia.

Quais os problemas que a microfisioterapia pode aliviar ?
Dra. Kácia -
Muitas doenças e dores se devem a pequenas disfunções que se acumulam durante a nossa existência e terminam por enfraquecer o organismo. Essas disfunções podem ter com causa uma frustração, perdas, sentimentos de abandono, traumas que ocorreram na gestação, intoxicações e até mesmo as memórias hereditárias. A microfisioterapia ajuda o corpo a eliminar estas “cicatrizes” e pode ajudar a melhorar muitos estados de saúde. Ajuda o organismo a fazer sua reconstituição, evacuando os vestígios tanto emocionais como traumáticos. Muitos dos problemas de saúde podem encontrar uma possibilidade de melhora com a microfisioterapia.

A Microfisioterapia é indicada, principalmente, para resolver que tipos de problemas?
Dra. Kácia–
A Microfisioterapia apresenta resultados altamente positivos para distúrbios do sono, enxaquecas, distúrbios hormonais, síndrome do pânico, alergias, depressão, alteração no funcionamento dos órgãos (mal estar, constipação, azia, etc), traumas físicos (contusões, entorses, acidentes, luxações, etc), traumas emocionais (perdas, abandonos, separações, etc), dores físicas, agressividade, ansiedade, problemas escolares, hiperatividade, fobias/ medos, prevenção de doenças, problemas urogenitais, falta de atenção e concentração.