Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Santa Casa e SMS promovem curso para ressuscitação

Edição nº 1485 - 02 de Outubro de 2015

A Santa Casa de Misericórdia de Sacramento juntamente com a Secretaria de Saúde realizaram nos dias 16 e 17 de setembro, o terceiro curso de ressuscitação cardiorrespiratória a todos os enfermeiros e técnicos de enfermagem que prestam serviços nas instituições de saúde do município, inclusive da zona rural. 

O curso que teve aulas teóricas e práticas foi ministrado pelas enfermeiras Marinalva Silva, Cristina Belai, Juliana Furlan e Luana Galdino e os Aluísio Marques (Cardiologista), Valesca Riccioppo (Otorrinolaringologista). 

 “- O curso teve como intuito aprimorar conhecimento, levar esclarecimentos sobre o tema, mostrar ao profissional algumas mudanças nos protocolos de atendimento ao paciente, enfim, prepará-los para o dia a dia da profissão, e retirada de duvidas dos profissionais”, explicou a enfermeira palestrante Marinalva Silva. 

Nas aulas práticas, foram desenvolvidas práticas como a apresentação de medicações utilizadas durante a parada cardiorrespiratória, quando usar o desfibrilador, interpretação de eletrocardiograma, a massagem cardíaca, profundidade da compressão torácica, entubação de pacientes, etc. 

O aproveitamento dos participantes, no final do curso,  foi verificado através de uma prova escrita e com direito a  premiação para as três melhores notas. 

Para o secretário Municipal de Saúde, Adriano Magnabosco, “a avaliação do curso entre todos os participantes foi muito satisfatória. O intuito de todo o trabalho foi promover conhecimento, capacitação e preparação de qualidade a todos os profissionais que lidam com vidas”.