Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

SAAE constrói novo reservatório

O SAAE começou as obras de construção na ETA de um novo reservatório de água, "para suprir parte da demanda de reservação do município que é de 2.800 m3 de acordo com os estudos feitos pela Divisão Técnica do SAAE. O reservatório, que está sendo construído pela Oficina Moura Ltda, será em estrutura de aço, forma cilíndrica com 16,90 metros de diâmetro e uma altura útil de 4,50 m, apoiado sobre base no terreno, com capacidade para 1.000 m3".
A informação é do diretor do SAAE, Wilmondes Alves de Melo, justificando que a obra não vai prejudicar o funcionamento da ETA. O reservatório vai servir, especialmente, para armazenar a água produzida nas horas de menor demanda de consumo. Por outro lado, no período de maior consumo, durante o dia, o SAAE necessita acionar o funcionamento dos poços artesianos causando o aumento de consumo de energia e, consequentemente, o aumento das despesas. "Após a construção o sistema de abastecimento de água do SAAE ficará menos vulnerável à falta de água em condições normais", disse mais o diretor.

Os recursos, no valor de R$ 180 mil, foram conseguidos ainda no governo do ex-prefeito Nobuhiro Karashima, através de projeto junto ao Ministério da Saúde e Funasa Fundação Nacional da Saúde, mas só depositados em 2005; mais a contrapartida do Saae. Outra verba que o Saae espera, também viabilizada pelo governo anterior, é para a construção da Usina de Lixo, no valor de R$ 389 mil, da Funasa, mais a contrapartida. Esta verba, segundo a CEF, ainda não foi depositada.