Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1595 - 03 de Novembro de 2017

Paróquia Basílica tem novo vigário

Edição nº 1587 - 8 de Setembro de 2017

Padre Edney Divino de Freitas 38 é o novo Vigário Paroquial da Paróquia Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria, que tomou posse, em missa festiva presidida pelo pároco Pe Jaime Ribeiro da Silva, na noite do último domingo 3. O pároco deu as boas-vindas ao novo vigário, desejando-lhe um profícuo trabalho e anunciou que as atividades do novo vigário iniciaram-se na terça-feira 5, com celebrações nas capelas rurais.  

Padre Edney, que já trabalhou na paróquia de Nossa Senhora da Abadia entre dezembro de 2014 a junho de 2015, é natural de São Gotardo, onde fez os estudos até o ensino médio e em seguida ingressou no seminário da Diocese de Janaúba, no norte de Minas, onde foi ordenado sacerdote. Depois de três anos e meio de trabalhos em Janaúba, obteve licença de sua diocese para retornar ao Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, para um curso de mestrado na área de Educação, passando então  a auxiliar nas paróquias da Arquidiocese Metropolitana de Uberaba. 

Da Paróquia da Abadia em Sacramento, o sacerdote foi transferido para Araxá, ode trabalhou por dois anos, retornando agora a Sacramento, como vigário paroquial da Paróquia Basílica. Em missa concelebrada na Basílica do Santíssimo Sacramento e presidida pelo pároco, Pe Jaime, a comunidade católica o recebeu de braços abertos.

“- Nossa comunidade paroquial se regozija de alegria... Louvamos a Deus pela graça de haver sido contemplada com sua presença em nosso meio. Não poderíamos deixar de manifestar nossos votos de boas-vindas. Nossa comunidade paroquial se regozija de alegria e esperança em acolhê-lo. (...) Sinta-se acolhido e amado por todos nós, conte com nossas orações, nossa amizade e, principalmente, com o compromisso missionário dos filhos de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento”. 

Ao final da celebração, Pe. Eldney agradeceu as manifestações da comunidade. “É com alegria que retorno a Sacramento e desde já agradeço por esta oportunidade de estar vivendo e convivendo com vocês. Hoje, não sou mais um padre que vem de outra comunidade, mas uma pessoa que faz parte da vida sacramentana. Sinto-me como se fosse minha casa, minha terra natal. Já tenho um grande carinho pela cidade e espero que possamos fazer um bom trabalho, sobretudo nas comunidades rurais”, disse. 

Em entrevista ao ET, o novo vigário destacou a figura de Maria na sua vida sacerdotal. “Maria nos une a Cristo, fazendo com que todos sejamos irmãos. Contamos com a presença de Maria que é aquela que está atenta ao seu filho e, assim como ela se colocou a serviço de Deus, coloco-me também a serviço desta comunidade na pregação do Reino de Deus”, afirmou, lembrando uma coincidência na sua vida sacerdotal. 

“- O início de minha vida sacerdotal foi na Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, na pequena Vargem Grande do Rio Pardo, no nordeste de Minas, já na divisa com a Bahia, e agora encontro aqui neste município, uma paróquia homônima, a de Nossa Senhora do Desterro, da histórica vila do Desemboque, marco histórico de Sacramento, paróquia mãe de onde partiram expedições para a povoação de toda esta vasta região do Triângulo e Alto Paranaíba. Sinto-me honrado, porque é como se estivesse voltando àquela primeira comunidade paroquial de Vargem Grande do Rio Pardo e agradeço a Deus pelo dom da vida e por caminhar como povo de Deus”, finalizou.