Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Padre Sérgio deixa paróquia depois de quatro anos

Edição nº 1558 - 17 de Fevereiro de 2017

O pároco da Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria, Pe. Sérgio Márcio de Oliveira, 50, está sendo transferido para Araxá, depois de quatro anos de profícuo trabalho pastoral na cidade, embora ainda tivesse mais dois anos de mandato. A missa de ação de graças e despedida acontece neste domingo 19, às 19h30. O motivo é sentimental. “Dom Paulo atendeu-me ao meu apelo para ficar mais próximo de meu pai que, aos 95 anos, recentemente ficou viúvo, depois de 76 anos de convivência com mamãe”, justificou em entrevista ao ET, onde falou um pouco de seu paroquiato na cidade, das obras pastorais realizadas, da criação da Basílica e da satisfação de ter exercido o seu sacerdócio em Sacramento. Veja o texto.

 

ET – Que mágoa o Sr. leva de Sacramento por deixar a paróquia dois anos antes do vencimento de seu mandato?

Pe. Sérgio – A mágoa que levo é a de ter que sair mais cedo, porque eu gostaria de poder ficar aqui mais dois anos e concluir meus projetos, mas vejo que a necessidade de meu pai é maior que o meu desejo. Com a morte de mamãe, Maria Barcelos de Oliveira, ele ficou baqueado, sentiu muito. Também pudera,  foi 76 anos juntos, 68  anos e 11 meses de casados e sete anos de namoro. Fiz o pedido a Dom Paulo logo que mamãe morreu, mas não foi possível na época e saiu agora. Vou ficar na paróquia de São Geraldo, próxima ao Centro Universitário, mas posso ir visitá-lo diariamente, almoçar com ele, em caso de urgência, em questão de minutos estarei com ele. Mesmo saindo um pouco antes, reconheço que essa rotatividade dos padres é bom para o padre e bom para a comunidade. Cada um que chega traz novas idéias, novos projetos e o padre também se renova.

 

Os rastros dos sacerdotes...

 ficam marcados por obras por onde passa. Nos últimos anos, dois párocos fizeram a diferença, Pe. Valmir Aparecido Ribeiro, que fez um resgate maravilhoso da história da nossa matriz e deixou a paróquia em dezembro de 2012, depois de quatro anos, para assumir a pedido de Dom Paulo, a  Catedral de Uberaba. E, Pe. Sérgio Márcio, que assumiu a paróquia em janeiro de 2013 e deu continuidade ao trabalho pastoral iniciado pelo antecessor, concluindo dois grandes projetos: o resgate da história à elevação da antiga Matriz à Basílica do Santíssimo Sacramento e coroação pontifícia da Padroeira Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento. Reconhecido, debita o apoio de dezenas de paroquianos que se empenharam nesse trabalho, entre eles, cita o historiador Amir Salomão Jacob.

 Mais que isso, Pe. Sérgio voltou o Sacrário ao seu devido lugar, reforma e modernização da Rádio Sacramento, reforma da Sede Paroquial e da igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a legalização do terreno do Cipó, onde está instalada a Capela de Nossa Senhora Aparecida. E, deixa um projeto pendente, o da migração da Rádio Sacramento AM para FM e, que já está iniciado. 

“- Já foi aprovada a migração, já veio o boleto do Governo Federal e paga a primeira parcela de R$ 53 mil. Já temos a frequência 100,3 e agora vêm as próximas etapas, que dependem do Ministério para o envio do projeto para mudança total dos equipamentos... para depois, então,  efetivar a migração.

Além da Rádio Sacramento, outro projeto pensado por Pe. Sérgio era a reforma do Salão São Clemente, um espaço útil e necessário, mas sem condições de uso. “O São Clemente é uma área nobre que pode ser melhor aproveitado. Um salão grande, com uma excelente estrutura, muito bem localizado, com área para fazer um estacionamento para mais de  200 carros. Mas ali precisa de melhorias, como suspender o teto, isolamento acústico, reforma nos sanitários, no bar, na iluminação para se tornar um excelente salão de festas e tem demanda para isso. O próprio Carlos Antonio Pacheco já se interessou pelo local, porque perde eventos por ter só um salão...”. 

 

E leva de Sacramento... 

“Primeiramente, a riqueza histórica de Sacramento. Sou formado em  História e lecionei muitos anos, e Sacramento tem uma história riquíssima, fantástica, que encantou até o Papa que criou a Basílica, porque a história é o que mais pesa. A história de Sacramento é inusitada, diferente. Tem um cônego, que era político, uma das mentes mais brilhantes da época, pai de nove filhos, que escreve para o pai pedindo pra comprar uma fazenda. Monta nessa fazenda uma capela, no meio de um pasto e a dedica ao Santíssimo Sacramento. De repente, desse pasto que não tinha nada surge uma capela, um povoado, uma cidade com belezas naturais incríveis, que se destaca por um turismo religioso com vertentes em dois segmentos religiosos: o Catolicismo e o Espiritismo. E, de repente aquela capelinha vira uma majestosa igreja que hoje é basílica, a única de todo o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba”. 

“Levo daqui o exemplo de um povo muito unido e que responde muito às nossas campanhas. Unido em dois momentos que achei muito importantes: o do atentado na Igreja e a ajuda de todos para reformar as imagens; o segundo, a reforma da Matriz para se tornar basílica, que custou R$ 490 mil. Foi um apoio muito grande, de todos os segmentos, em especial da zona rural com as doações de animais para os leilões. Época em que percorri  4 mil km de comunidade  em comunidade e nunca recebi um não...”

“Levo a fé pura do povo sacramentano. Aqui tem uma religiosidade muito pura, fervorosa, as pessoas se jogam nas mãos de Deus, tem muita fé o povo de Sacramento e é muito participativo nas obras da Igreja e isso é fruto de um trabalho que vem desde  Cônego Hermógenes, passou pelos Redentoristas e chegou aos nosso dias. É uma cidade que poderá dar dois santos para a Igreja, Pe. Vitor Coelho de Almeida, cujo processo de canonização está na fase final e Pe. Antonio Borges de Souza, que já está com o pedido pronto para ser enviado a Roma”, afirma Pe. Sérgio, destacando ainda o papel dos Redentoristas na cidade. 

“- Aqui em Sacramento se o povo não acolher bem, não respeitar o legado dos redentoristas estará matando a história. Foram 50 anos de trabalho aqui. É como a presença salesiana em Araxá, que estão lá há 80 anos, qualquer padre que estiver lá tem que respeitar a presença deles, do contrário estará matando a história. Igualmente em Sacramento”. 

 

E o Sr. deixa...

“Em primeiro lugar, minha gratidão a todos.  Pela acolhida que tive na minha chegada e nas minhas iniciativas. Não vou citar nomes para não esquecer ninguém. Não gosto de despedidas. Vou celebrar minha última missa oficial como pároco e dizer um tchau, porque estou indo para tão perto... Eu tinha e tenho parentes aqui e deixo um grande número de amigos, conhecidos e vira mexe vou estar por aqui. Vou estar com o rádio ligado, escutando a rádio Sacramento... 

Gratidão é uma virtude cristã, então minha eterna gratidão a Sacramento,  a todo o povo, católicos e não católicos o meu agradecimento, pelo que fizeram por mim e pelo respeito que tive de todos, indistintamente. De coração, não levo nenhuma mágoa, só alegrias. 

Finalmente, a grande mensagem que deixo é: perseverem na fé. A fé é a grade característica que vejo no povo de Sacramento. E quando falo em fé, não estou falando de credo religioso. Perseverem cada um na sua crença, na sua fé. Lute por uma Sacramento cada vez melhor, cada vez mais humana, receptiva e acolhedora e tenham a certeza de que pela fé vocês só vão conseguir coisas boas. Toda escolha tem uma consequência, escolham a fé e a consequência será muito boa”.

 O próximo pároco, Pe. Jaime José Ribeiro, toma posse como pároco da Basílica no dia 8 de março.