Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Nossa Senhora Aparecida recebeu título de ‘Generalíssima do Exército’, em 1967

Edição nº 1591 - 06 de Outubro de 2017

Nas comemorações do tricentenário (1717-2017) do encontro da venerável imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida; há que se fazer memória, de seus diversos títulos eclesiásticos e civis concedidos em reconhecimento.

Além do título  de Rainha do Brasil, conferido em 1904,  o de Padroeira da nação brasileira, em 1931, ter o dia 12/10, declarado feriado nacional, para culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil (Lei Nº 6.802, de 30 de junho de 1980, sancionada pelo então  Presidente João Figueiredo),   especial destaque para o  de Generalíssima do Exército Brasileiro,  um título completamente civil e único na história do país, outorgado em 15 de agosto de 1967, cujo jubileu de ouro (50 anos) foi comemorado. 

Em sua etimologia – Generalíssimo – trata-se de uma das mais altas patentes militares, de caráter exclusivo masculino. O termo, que é um superlativo da palavra General, é utilizado para descrever Generais, cujos cargos foram além do normalmente permitido pelas patentes militares.

Em 17 de abril de 1965, uma comissão de militares de Belo Horizonte (MG), encaminhou ao Reitor do Santuário de Aparecida,  o pedido de peregrinação nacional da imagem, em decorrência das comemorações dos 250 anos de seu encontro, a iniciar pela capital mineira Belo Horizonte. O pedido levado a Aparecida (SP), em pergaminho, pelo Comandante da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, trazia os seguintes dizeres:

“O Povo Mineiro, interpretando o desejo de todo o Povo Brasileiro, vem, pela comissão abaixo relacionada, respeitosamente, pedir a Vossa Eminência Reverendíssima e ao DDw Conselho Administrativo da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, que se dignem conceder licença para que a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, seja levada em triunfante peregrinação às Capitais de todos os Estados do Brasil, sendo em Brasília aclamada Generalíssima das Gloriosas Forças Armadas Brasileiras”, diz o documento  assinado pelo  então Presidente da República: Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco.

O pedido de peregrinação acabou não sendo atendido, o título de Generalíssima do Exército foi protelado e, coube ao então Presidente da República: Marechal Arthur da Costa e Silva,  outorgar, em 1967, o título, ato que aconteceu na capital espiritual do Brasil: Aparecida, durante as comemorações dos 250 anos do encontro da imagem, na ocasião em que foi solenemente entregue pelo legado pontifício, o Cardeal Amleto Cicognani, a Rosa de Ouro – alta condecoração pontifícia exclusiva a mulheres – oferecida pelo Papa Paulo VI em 15 de agosto de 1967.

A partir de então, a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida passou a ter o reconhecimento civil conferida pela patente mais alta do Exército Brasileiro, sendo-lhe prestadas às devidas honras militares. (Fonte: A12 - www.a12.com/)