Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Irmãs de São José de Cluny se preparam para Capítulo Provincial

Edição nº 1569 - 5 de Maio de 2017

Um grupo de irmãs de São José de Cluny, Victoria, Joana, Rosalia, Cecília, Gracinda, Irene e Edna estiveram reunidas em Sacramento, no último final de semana, em preparação para o Capítulo Provincial, que será realizado entre 12 a 15 de outubro em Lucélia (SP). De Sacramento, participam do capítulo, as irmãs Cecília e Edna Maria, que têm como suplentes, as irmãs Joana e Rosália, da casa de São Raimundo Nonato, no Piauí.  

De acordo com irmã Cecília Horikoshi, o Capítulo Provincial é realizado em preparação para o Capítulo Geral, com a eleição de uma irmã, que acompanhará a superiora, irmã Emília, a Paris (França), em maio de 2018. 

“- Há um ano estamos trabalhando em cima das metas do Capítulo de 2018. A partir desta reunião em Sacramento, estamos fazendo uma avaliação sobre o que foi trabalhado, o que foi pertinente e os desafios encontrados no trabalho para serem apresentados no Capítulo Provincial, que discute e aprova um documento para ser enviado a Paris, no Capítulo Geral, de onde sai um documento final, um livreto com as propostas a serem trabalhadas nos próximos seis anos, tratando da nossa missão, da nossa espiritualidade,  enfim,  tudo aquilo que vivemos no dia a dia em nossa missão”, resume.  

Avaliando a reunião preparatória, irmã Cecília destaca que o melhor de tudo em primeiro lugar é a oportunidade do encontro e a troca de experiência das diferentes realidades. “São trocas de experiências de realidades tão diferentes que nos ajudam e motivam a continuarmos a nossa missão”, reconhece. 

Irmã Joana, que já trabalhou em Sacramento e hoje está no Piauí, confirma o que diz irmã Cecília. “Realmente estamos numa realidade completamente diferente daqui. É uma região muito pobre, com um povo muito carente e sedento de Deus. As comunidades são muito distantes umas das outras e os padres são poucos. Somos duas irmãs que estamos lá com esse objetivo, de somar com outros religiosos dando um suporte no trabalho de evangelização, na catequese e celebrações”, explica. 

A realidade da Congregação de São José de Cluny no Brasil, não é boa por falta de vocações,  conforme explica irmã Cecília. “Passamos muitas dificuldades, porque a messe é grande, mas os operários são poucos. Não sei o que atrai tanto os jovens para tantas coisas e não os atrai para a vida religiosa. Não sei se nós é que temos que mudar ou os jovens. Só sei que passamos muitas dificuldades, tanto é que deixamos a Santa Casa aqui, porque não tínhamos mais irmãs para substituir as irmãs muito idosas que estavam aqui.  Passamos muitas dificuldades”, analisa.

Com 28 irmãs consagradas, a Congregação São José de Cluny tem sete casas no Brasil. Além da Casa Mãe, em Lucélia, onde há duas casas, as irmãs estão presentes em Paranavaí, Sacramento, onde chegaram em 1963, em São Paulo e São  Raimundo Nonato. São quatro estrangeiras, três moçambicanas e uma de Madagascar, além das irmãs Gracinda e victória, ambas de  Aveiros (Portugal).

  Irmã Edna, da região de Presidente Prudente (SP) é a última irmã a professar os votos perpétuos e que faz um convite às jovens para descobrir a beleza da vida religiosa. “É uma entrega total da nossa vida a Deus e isso nos preenche de felicidade. Quando nos doamos para os outros, a nossa vida enriquece muito. E, os jovens hoje não pensam nessa dimensão, pensam que a felicidade é só receber, ganhar... Mas, não, a felicidade está no doar, viver a serviço dos outros. Então convido as jovens a nos procurar, conversar conosco para saberem o que é a vida consagrada, a vida religiosa”, convida.