Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Espíritas comemoram aniversário de Eurípedes

Edição nº 1569 - 5 de Maio de 2017

As comemorações do 137º aniversário de nascimento  de Eurípedes Barsanulfo tiveram início na manhã do sábado 2, com o seminário, “Prevenção dos males do espírito”, no Colégio Allan Kardec. No dia seguinte, as atividades prosseguiram, a partir das 9h, com culto evangélico, vibrações no pátio, apresentação da oficina de teatro e, à noite, palestra proferida pelo Prof. Antonio César Perri de Carvalho, ex-presidente da Federação Espírita  Brasileira (FEB) e, no dia 1º, dia do nascimento de Eurípedes, às 7h da manhã, a tradicional Hora da Saudade, seguida de apresentação do coral, e da banda Lira do Borá. Às 14h, culto aos caravaneiros e às 20h, Lembrando Eurípedes. 

As solenidades do dia 1º foram abrilhantadas pelos alunos da Escola Eurípedes Barsanulfo e da Casa da Música. “Os alunos vão fazer a primeira apresentação em público e, estamos felizes com a participação deles”, destacou a diretora Francine França Amui, completando que durante toda a semana, na Escola, foi dedicada a Eurípedes Barsanulfo. 


Palestrante fala sobre a “Prevenção dos males do espírito”

A escritora Alzira Bessa França Amui, presidente da Fundação Lar de Eurípedes e do Grupo Espírita Esperança e Caridade, responsável pela coordenação do seminário, falando sobre o tema, explicou que o foco foi “a presença dos ensinamentos de Jesus em nossa vida para que possamos curar as dores da nossa alma, porque hoje vivemos um momento em que as pessoas estão sofrendo muito pela posse, de uma competição muito grande, de sentimentos, que são contrários àquilo que Jesus nos disse, que é, 'Amai-vos uns aos outros'. 

 De acordo com Alzira, o mundo de hoje, com o egoísmo prevalecendo, os interesses e as intenções pessoais se sobrepondo, tem trazido dificuldades para as pessoas despreparadas. São tantas as dificuldades que assolam o nosso pensamento que às vezes nos levam à doença do século, que é a depressão, motivada por mágoas, rancores, pela ausência do amor, do perdão”. 

E questionamos, como curar esses males? Para Alzira o único meio de a pessoa se curar é vivenciar o que Jesus nos ensinou. “Não podemos mais passar por aquele momento difícil que Pedro passou junto a João e Tiago, quando eles cochilaram, no momento em que Jesus mais precisava deles. E, nós temos cochilado quanto às orientações de Cristo, jogando as nossas dificuldades para governos, para a política. E tudo isso é a ausência da verdade, do amor. É preciso vivenciar, somatizar uma nova experiência, um novo olhar”, responde, finalizando: “Outra coisa  importante a destacar é que nós estamos perdendo a confiança de que Jesus está no leme e, se eu não acreditar nisso, não terei esperança”. 

 

O professor Antônio Cesar Perri de Carvalho, responsável pela palestra da noite, em entrevista ao ET, resumiu a mensagem que estava deixando aos sacramentanos. “A mensagem que estamos deixando aqui é de profunda admiração a esse sacramentano que é Eurípedes Barsanulfo e que nós conhecemos desde a nossa juventude, os  seus feitos, os seus fatos. E os exemplos de Eurípedes Barsanulfo, é bom destacarmos, são marcantes para a história do Espiritismo no Brasil”.