Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

140 anos da Festa de Nossa Senhora D´Abadia

Edição nº 1582 - 04 de Agosto de 2017

A 140ª Festa de Nossa Senhora da Abadia inicia neste domingo 6, na Paróquia que leva o seu nome, com o tema: “Num só coração e  numa só alma, pedimos: Maria passa na frente”. A missa e novena de abertura serão presididas pelo pároco, Pe. Antônio Carlos Santos. 

No decorrer da novena, as celebrações ficam a cargo dos padres convidados: Vanildo Massarado de Brito, Jaime Ribeiro, Elcimar Benedito da Silva, monsenhor Levi Fidelis e os sacramentanos, padres Ricardo Luiz de Melo e Otair Cardoso, ficando o pároco, Pè. Antonio Carlos para o encerramento. Neste domingo, a partir das 11h30, almoço da festa, no salão paroquial. No dia 15, dia da Festa da Assunção de Nossa Senhora, às 11h, carreata. A procissão será às 18h, e às 19h, a missa de encerramento. A quermesse será entre os dias 10 e 15, com leilões e bingo. 

 

Há 40 anos Sacramento vivia o Ano Marial e comemorava 100 anos de devoção à N. Srª d´Abadia  

 

 Sobre a festa de Na. Sa. da Abadia, o historiador Amir Salomão Jacob, recentemente, publicou, nas redes sociais,  um texto lembrando o centenário da devoção, intulado “Há 40 anos Sacramento vivia o Ano Marial e comemorava 100 anos de devoção à N. Srª d´Abadia”.  No texto, lembra Amir que, em 1977,  ele teve a felicidade de ser nomeado  o 'Coordenador Geral dos Festejos do Centenário'.

Para mais brilhantismo do centenário, o arcebispo metropolitano de Uberaba, Dom José Pedro Costa decretou o “Ano Marial” e, para a abertura da efeméride, o então pároco, Pe. Julio Negrizzolo Amir conseguiram um feito inédito: trazer à cidade, no dia 27 de maio daquele ano, a imagem original de Nossa Senhora da Abadia para a  abertura do Ano Marial.

“- A imagem milagrosa havia visitado Sacramento em 1949 e por ocasião muito especial deixava o seu Santuário” recorda o escritor, informando mais que “a cidade viveu um ano intenso de atividades na paróquia, um verdadeiro Ano Marial, foi aí que surgiu a fundação da rádio e a cavalgada de 1º de maio”.

 

 De fato, o centenário da Festa foi notícia na região, a Sacramento recebeu a visita de devotos das cidades vizinhas, inclusive de Franca.