Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramentanos fazem 5ª Romaria ao Túmulo de Pe. Antônio

Edição nº 1521 - 10 de Junho de 2016

O missionário redentorista Pe. Antônio Borges de Souza morreu no dia 4 de junho de 2011, em Trindade (GO). A partir do ano seguinte, Munir Salomão Jacob iniciou nessa data uma romaria até aquela cidade, para louvar o Divino Pai Eterno e homenagear o sacerdote sacramentano, que sempre teve fama de santo. Este ano, 85 romeiros participaram da tradicional romaria e da missa celebrada na Igreja do Ssmo Redentor construída por ele e onde foi enterrado.
O organizador Munir Jacob, comentando sobre a Romaria, destacou a santidade do sacerdote sacramentano, que este ano deve ter aberto seu processo de beatificação pela Congregação Redentorista. “Todos nós, romeiros, delegamos essa função ao prefeito Bruno Scalon Cordeiro para fazer em nome da cidade esse pedido”, informou Jacob. A confirmação dessa notícia foi feita pelo próprio prefeito, logo após dar as boas-vindas ao novo vigário paroquial da paróquia basílica, na missa de posse, no último domingo, 5.
“- Oficialmente, em nome da cidade, exaltando as virtudes de santidade de Pe. Antônio, apresentei ao Superior da Província de Goiás, o pedido para abertura do processo de sua beatificação. Pela quarta vez participando da romaria, o prefeito Bruno lembrou que a cidade de Sacramento é privilegiada por ter tantos filhos em honra a Deus. Lembrando do processo de beatificação de outro sacramentano, Pe. Víctor Coelho de Almeida, citou também outros sacerdotes sacramentanos, Pe. Luiz Carlos e Eugênio Bizinoto e encerrou, fazendo o pedido para abertura do processo de beatificação também de Pe. Antonio Borges de Souza, em nome do povo de Sacramento e das cidades ali representadas.
Lembrando Munir que a quinta romaria coincidiu com a data de sua morte, dia 4 de junho, revelou que”a alegria e a emoção foram grandes ao ver o encerramento daquela missa tão bela e tão fervorosa, pois a gente organiza com antecedência mas fica a expectativa de que se tudo correrá bem e tudo foi perfeito. Pe. Antonio estava presente com certeza, pois foi uma celebração e uma homenagem muito simples e com muito amor”.
De acordo com o organizador estiveram presentes caravanas de cidades em que Pe. Antonio também realizou o seu apostolado, tais como, Rubiataba, Matrinchã, Mozarlândia, dentre outras. Representando a cidade e a caravana de Rubiataba, a Ir. Maria Amélia, que trabalhou 32 anos com padre Antonio. “Ir. Maria Amélia ajudou a organizar a Missa, sempre estivemos em contato e acertamos que em se completando cinco anos do falecimento de Pe. Antonio, iríamos  aproveitar a nossa tradicional romaria para pedir a abertura de processo de beatificação durante a Missa Especial”, relata e completa que foi delegado ao  prefeito Bruno  Scalon Cordeiro fazer o pedido.

 

A grandeza de padre Antonio como pastor e construtor ganhou destaque

A missa especial em homenagem a padre Antonio foi presidida por Pe. Paulo Júnior que exaltou também as virtudes de Pe. Antônio como pastor e construtor de igrejas. No final da celebração, fazendo parte das homenagens, aconteceram os pronunciamentos. Munir Jacob fez a leitura de uma breve biografia de Pe. Antonio e fez os agradecimentos de praxe. José Batista, da cidade de Rubiataba que disse ter trabalhado com Pe. Antonio em muitas atividades na paróquia, particularmente na construção da Capela da comunidade, lembrou que várias coisas foram doadas, como era tradição de Pe. Antonio e que os bancos em perfeito estado e de material de primeira foram doação da cidade de Sacramento. 
O Prof. Gil Barreto Ribeiro, conhecido entre nós por Pe. Gil, que, quando missionário redentorista trabalhou com Pe. Antonio, falou da alegria de participar do encontro anual dos sacramentanos para homenagear Pe. Antonio. “Tive a honra de ser o primeiro redentorista da Paróquia do Ssmo Sacramento, recebendo a missão das mãos do saudoso Pe. Saul Amaral. Trabalhei com Pe. Antonio e presenciei sua devoção e vigor em realizar obras em louvor a Deus, particularmente na construção do Seminário de Sacramento, desde quando era no prédio velho da Rosa da Mata”.
O último ato das homenagens foi a bênção final no túmulo de Pe. Antonio, coberto por flores e pela bandeira de Sacramento.