Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Reabre a Capela de Na. Sra. do Carmo, em Jaguara

Edição nº 1533 - 2 de Setembro de 2016

A capela de Na. Sra. do Carmo, mais conhecida como Capela  de Jaguara, localizada no Parque Náutico de Jaguara, reabriu suas portas aos fiéis no último sábado 27 com missa celebrada pelo vigário paroquial, Pe. Vanildo Massaro, responsável pela sua reabertura. Nos tempos áureos da Vila da Cemig, a santa Missa era ali celebrada dominicalmente. A Partir desse resgate histórico religioso, as celebrações eucarísticas serão realizadas mensalmente, sempre no quarto sábado.
  A cerimônia eucarística iniciou com a entronização da imagem de Nossa Senhora do Carmo na capela, pelo casal Ivan Sebastião Barbosa Afonso e Rute Scalon, que assumiu o cuidado da imagem desde que adquiriram o parque há dez anos.
Na homilia, Pe. Vanildo considerou a reabertura do templo como “um presente de Deus às pessoas que residem no Parque e no seu entorno.  “Um presente no qual Deus abre as portas dos corações para atender nossos anseios. E quando nós damos o sim para os desejos de Deus, nos encontramos com a sua graça. E se hoje, estamos aqui, não foi, simplesmente, por um convite que nos foi feito, não foi, simplesmente, o ato de desejar reabrir essa capela, mas foi Deus que agiu nos nossos corações para que isso pudesse acontecer”, reconheceu.
 O empresário Ivan Sebastião Barbosa Afonso, proprietário do Parque, no final da celebração, disse que estava muito feliz pela reabertura da capela e pelas celebrações que vão acontecer a cada quarto sábado do mês. “Uma oportunidade de nos encontramos mais próximos de Deus”,  disse destacando o Evangelho da humildade.
“- A humildade é,  talvez, a mais importante das virtudes e foi essa humildade, que fez Sócrates, o homem mais sábio de seu tempo,  dizer que nada sabia e é essa humildade que vai perenizar nossos encontros aqui, para que cultivando a humildade, possamos crescer', finalizou, agradecendo ao sacerdote e a todos os presentes.
 De acordo com Pe. Vanildo, a capela será usada para outras celebrações. “Além das missas mensais, teremos oportunidade de realizar aqui cerimônias de casamentos, batizados e bênçãos, conforme o desejo da comunidade”, disse, acedendo ao convite de Ivan Barbosa, para que, na missa de outubro, 29/10, seja levada até a capela a imagem de Na. Sra. Aparecida, doada pelos redentoristas à Basílica do Santíssimo Sacramento e que participa, anualmente, da procissão fluvial no dia 12 de outubro.