Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Padre Vanildo é o novo vigário paroquial da Basílica

Edição nº 1521 - 10 de Junho de 2016

O diocesano, Pe. Vanildo Massaro de Brito 44 é o novo vigário da Paróquia Basílica do Ssmo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria. Empossado em missa solene concelebrada na Basílica no último domingo 5, o sacerdote recebeu várias homenagens. A primeira delas, dos fiéis da Paróquia da Sagrada Família, de Araxá, de onde veio. Recebeu, a seguir, as boas-vindas de uma paroquiana da cidade e uma comovente saudação do pároco, Pe. Sérgio Márcio de Oliveira e, por último, o prefeito Bruno Scalon Cordeiro  o recebeu em nome do povo de Sacramento.

No final da celebração, as palavras de boas-vindas de Sacramento, do prefeito Bruno Scalon Cordeiro  e de despedida dos araxaenses.
Em nome dos paroquianos da Basílica, Cynira Manzan de Melo, destacou: “Nossa comunidade paroquial se alegra em recebê-lo na esperança de crescermos na fé. Atendendo a voz de Deus, que outrora o chamou para a ministério sacerdotal. Hoje, o senhor se apresenta à nossa comunidade de coração aberto. Agora se apresentarão novos desafios e oportunidades, mas nenhuma vitória será somente sua, mas de Jesus Cristo. Que o Ssmo. Sacramento o conduza nesta nova missão. Sinta-se acolhido por todos nós, padre Vanildo”. 
 O prefeito Bruno, lembrando Milton Nascimento, disse: “O mesmo trem da chegada é o da despedida...” E vemos nossos irmãos de Araxá no 'chororô' (risos), trazendo e entregando essa riqueza que é um padre para uma cidade. Mas é um choro de alegria, assim como nós estamos alegres por recebê-lo”, afirmou, dando-lhe as boas-vindas em nome da cidade.
“- Nós o acolhemos nestas terras tão bem definidas por padre Sérgio (...) Temos a alegria de acolhê-lo. Nosso pároco só não lhe contou que temos mais de oito mil km de estradas de terra (risos). É um chão sagrado. O senhor vai encontrar pessoas da melhor qualidade possível, aconchego, mas sobretudo, vai encontrar Deus em cada casa. Seja bem-vindo”.
Os araxaenses  da Paróquia Sagrada Família, em agradecimento, também destacaram: “Há pouco tempo o senhor entrou em nossas vidas, há apenas um ano. Mas podemos  nos referir ao senhor como um 'amado', pela intensidade com a qual o senhor se fez presente na vida de cada um de nós. E cada um de nós  trará em suas recordações momentos felizes de partilha de vida, de abertura de coração e de confidencialidades, de receber consolo e conforto num abraço fraterno e até mesmo de degustar alguma de suas magníficas receitas. (...)
Obrigado por cada Eucaristia celebrada, cada Sacramento ministrado, cada pregação do Evangelho feito de forma objetiva e cheia de unção. E, a  esta comunidade que hoje o recebe, pedimos que o acolha de coração aberto. (...) De nossa parte, nos comprometemos  a trazê-lo sempre  em nossas orações  para que sua vocação seja cada vez mais fortificada”.

 

Seja bem-vindo às terras de Pe. Victor

Na sua saudação, o pároco da Basílica, Pe. Sérgio Márcio de Oliveira, fez uma comovente saudação ao confrade. Veja alguns trechos.
“Pe. Vanildo, seu tempo de missão  em Araxá chegou ao fim e, a julgar pela calorosa acolhida dos seus, já, me desculpem, ex-paroquianos (risos), você cumpriu com lealdade, com firmeza, com humildade a sua missão. E isso pesa sobre nossos ombros, porque nos faz entender que estamos recebendo um vigário de peso e teremos que corresponder a isso, para que você continue sentindo entre nós tão amado, tão acolhido, tão querido como o foi em Araxá.
Venha. Venha para as terras de Sacramento. Venha para a única cidade do Brasil que nasceu sob a égide do Santíssimo Sacramento. Venha para as terras de Pe. Victor, que, se Deus quiser, no ano que vêm ascenderá aos altares  do Brasil e do mundo como beato da madre Igreja. Venha para as terras da escritora Carolina Maria de Jesus, que caracteriza Sacramento como “um pão sem fermento”... Mas ela estava certa: Aqui é a cidade da Eucaristia, porque a Eucaristia tem pão, mas não tem fermento, porque o seu fermento é a divindade. 
Bem-vindo às terras do Ribeirão Borá! E quem bebe dessa água, huuummm (risos) se apaixona. Digo por mim mesmo. Bem-vindo a esta cidade, que aqui nesse canto das Gerais tem entre as suas casas e ruas a única basílica de todo Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Venha estar entre amigos. Venha estar entre pessoas que gostam de rezar, que são fiéis a sua Igreja.
A sua missão será grande, intensa, mas tenha a certeza, contará sempre, primeiro com o olhar de Deus; depois, com a minha amizade e apoio e, com a oração de todos aqueles que já o têm agora como Pastor. Seja bem-vindo!
Sinta-se em casa e que a Virgem Maria, invocada aqui sob o título de Nossa Senhora do Patrocínio do Ssmo. Sacramento o cubra com seu seguro manto, para que  lá, protegido, seja também o seu filho predileto”, disse, e sob aplausos do grande número de fiéis que lotou a Basílica, cantou o refrão da tradicional canção e hino de acolhida do sacramentano:  “Vem, vem, andando contra o vento; vem, vem... ser feliz em Sacramento”. 

 

Quem é Pe. Vanildo

Natural de Frutal, pontal do Triângulo, Pe. Vanildo Massaro de Brito 45 foi ordenado em janeiro de 2001. De vocação mais tardia, sua vocação nasceu na juventude quando integrava o grupo de jovens em sua paróquia de origem, de Na. Sra. Aparecida, em sua cidade natal. Conta que foi com o incentivo do então pároco, Pe. Márcio Ruback que, aos 24 anos, ingressou no seminário.
Exerceu o seu ministério sacerdotal nas paróquias de Nova Ponte, Conceição das Alagoas, Uberaba e em Araxá, na Paróquia Sagrada Família, de onde veio transferido para Sacramento em substituição a padre Gil Araújo, que retorna ao clero arquidiocesano de Uberlândia.
Entre suas principais características, traz consigo a fácil adaptabilidade, o bom humor, dinamismoresponsabilidade, perfeccionismo, dedicação ao trabalho, bom relacionamento inter-pessoal e a disponibilidade para servir, estando sempre pronto para servir.