Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Jaguarinha celebra Festa do Senhor Bom Jesus

Edição nº 1530 - 12 de agosto de 2016

A comunidade de Jaguarinha está em festa desde quinta-feira 4, com a celebração da festa religiosa em louvor ao padroeiro do povoado, Senhor Bom Jesus.  Todas as noites até o dia 12, reza do terço às 19h, com a participação dos festeiros do dia e comunidades vizinhas: comunidades do Ferrúcio, Cafundó,  Olhos d'Água , Tatu, Vitorinos, Moreira e Braulio.  No sábado 13, dia da festa, missa presidida por Pe. Vanildo e procissão às 18h.
A parte social começa neste sábado 6, com cavalgada às 16h, saindo da Casa do Tito e quermesse a partir das 20h, prometendo ainda muita animação com a dupla, Expresso Boiadeiro 'Rodrigo Kassabian e Josué Mendonça'. No dia da festa 13, show com Luiz Viola e José Carreiro.
A devoção ao Senhor Bom Jesus tem suas raízes em Portugal,  de onde foi levada aos países de colonização portuguesa, como Brasil Angola e Açores. A imagem venerada na Basílica do Senhor Bom Jesus, na cidade de Tremembé (SP), é, certamente, a mais antiga de que se tem conhecimento no Brasil, data de 1663. A festa do Senhor Bom Jesus é celebrada no dia 6 de agosto. Na vizinha Conquista, a centenária Festa de São Bom Jesus da Lapa é a principal festa religiosa da cidade, também celebrada neste sábado.
São festeiros da Festa de S. Bom Jesus, em Jaguarinha, Aparecido Antonio Soares (Tito), Itamar José Ferreira, Luiz Cassimiro, João Batista Tavares, Adilson Ferreira, Mauro Luiz Gomide, Júnior e Daniela, Edir Eni Gomide e família.