Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Espíritas entregam presentes na cidade

Edição nº 1545 - 18 de Novembro de 2016

A Caravana da Esperança 'Augusto Cezar Neto', formada por um grupo de benfeitores espíritas da cidade de São Paulo, chegou à cidade na manhã do sábado 12, trazendo presentes de natal para crianças carentes, enxovais para recém nascidos e gestantes assistidos pela Casa da Prece Heigorina Cunha e alunos da EE Afonso Pena Jr.
 Liderados por Maria Aparecida Câmara Cintra, o grupo justifica o trabalho como uma ação de caridade.   “Nosso ideal é a caridade e pelo segundo ano estamos fazendo uma homenagem para Heigorina Cunha, que sempre nos pedia sacolinhas para os carentes, mas tínhamos já o compromisso com vários lugares, inclusive em Uberaba e não dávamos conta de atender as duas cidades. Tia Heigorina morreu, ficou um grande vazio e a saudade. Então, nos desdobramos e passamos a fazer as sacolinhas de presentes para Sacramento, também em homenagem a ela e vamos continuar com esse gesto todos os anos, como uma forma de homenagem e de ajuda aos carentes com que ela sempre se preocupou muito”, justifica.
 De acordo Cida, o grupo começou o seu trabalho em São Paulo há 42 anos e nasceu em homenagem ao jovem  Augusto Cezar que morreu afogado na praia. “O intuito da caravana é a caridade. As crianças são cadastradas – data de nascimento, números de roupas, calçados etc – . Recebemos essa lista  e a repassamos para amigos que se incumbem de ajudar na arrecadação, durante vários meses. Aprontamos as sacolinhas e vimos fazer a entrega”, explica, destacando o número limitado de caravaneiros.
Chegando a Sacramento, a primeira atividade do grupo é participar das orações na Casa da Prece Heigorina Cunha, na Chácara Triângulo, deixar os presentes que serão distribuídos às mães gestantes e, logo após, seguiram para Escola Afonso Pena, onde receberam uma calorosa recepção formada pela direção, acompanhada de todos os professores, alunos e pais, com apresentações e homenagens. A caravana seguiu para Peirópolis e Uberaba onde atendem outras entidades.
Falando ao ET, Cida Cintra reconhece que o amor move as ações do grupo. “Ficam o carinho, o sorriso da criança, que para nossos corações é um conforto muito grande e nos dá forças para caminhar há mais de 40 anos”, afirma.
 De acordo com Iracy Batista Almeida Calil, coordenadora da Casa, a caridade é o ponto fundamental da doutrina Espírita. “No frontispício da obra de Allan Kardec ele colocou 'fora da caridade não há salvação'. E, a caridade pode ser exercitada por qualquer um, independente de condição social. Cada um de nós, podemos dar uma palavra, um sorriso, um abraço na hora que a pessoa está em dificuldade e, nos suportamos uns aos outros. Como bem diz o professor Poggetti, “Jesus deu uma 'dura' na humanidade, colocando a nossa salvação no próximo”. Então, que Jesus abençoa todos que vivem a caridade”.
O trabalho social realizado pela Caravana da Esperança Augusto Cezar Netto sempre esteve ligado às instituições filantrópicas administradas por associações ou fundações. E por que Maria Aparecida Cintra atende em Sacramento uma escola estadual? A história é interessante. Conta a diretora Tânia Moreno que conheceu Cida na Chácara de Tia Heogorina, durante o culto do evangelho, em 2015.
“- Ali nos conhecemos e iniciamos uma amizade através do face, dando-me a oportunidade de fazer um pedido no sentido de incluir nossa escola, tão carente, nessa ajuda de presentear os alunos do Afonso Pena. No primeiro momento ela pensou que eu era diretora de uma escola filantrópica e quando soube que não era, me ligou triste dizendo que tinha compromisso com outra escola”, conta.
Para surpresa da diretora, na noite seguinte, Cida contou-lhe que teve um sonho com uma amiga chamada Dioneia, que lhe mostrou um 'Grupo Escolar'. “Foi quando ela me telefonou perguntando se nossa escola tinha Grupo Escolar em seu nome. Fui até a frente da escola e fotografei a fachada da escola. Tamanha foi sua surpresa ao ver a foto: 'Foi com essa escola que eu sonhei, me disse Cida muito emocionada. Já decidi, vou trabalhar para seus alunos' ”.