Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Dom Darcy será o novo arcebispo de Diamantina

Edição nº 1518 - 20 de Maio de 2016

O bispo redentorista Dom Darci José Nicioli (foto), de Aparecida, toma posse como novo arcebispo de Diamantina (MG), neste domingo, às 15h30, na Catedral Metropolitana diamantinense. A nomeação de Dom Darcy foi assinada pelo Papa Francisco no dia 9 de março, após o  pedido de renúncia apresentado por Dom João Bosco Oliver de Faria, em função de ter completado 75 anos, conforme estabelece o Código de Direito Canônico.
 Mineiro de Jacutinga, Dom Darci nasceu em 1º/05/1959. De formação redentorista, desde 1974, foi superior da Casa Geral da Congregação Redentorista e do Santuário Internacional de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Roma e, em dezembro de 2008, nomeado Reitor do Santuário Nacional de Aparecida. Quatro anos depois, em novembro de 2012,  foi nomeado pelo Papa Bento XVI, bispo-auxiliar da Arquidiocese de Aparecida.
Dom Darcy é mestre em Teologia pelo Pontifício Ateneo St. Anselmo, de Roma. Em carta enviada à comunidade católica de Diamantina, divulgada no site da Arquidiocese, Dom Darcy escreveu:  “Vejam vocês como Deus é bom: saí de Minas Gerais para ser missionário, com apenas 14 anos de idade e, agora, tenho a graça de retornar como bispo-missionário às queridas terras mineiras... No coração brota espontaneamente uma prece: Deo gratias!”.