Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Devoção ao terço reúne 50 mil homens em Aparecida

Edição nº 1506 - 26 de Fevereiro de 2016

Mais de 50 mil homens de diversos estados do Brasil, que fazem parte em suas cidades da devoção denominada ‘Terço dos Homens’, se reuniram no Santuário Nacional de Aparecida para juntos rezarem e agradecerem as bênçãos da Mãe Aparecida. Realizada no dia 20 último, a VIII Romaria Nacional do Terço dos Homens teve como tema ‘Compromisso com o Evangelho – Ação e Fé!’.
 De acordo com o coordenador do movimento em Sacramento, Gilmar Borges, as celebrações da Romaria tiveram início na quarta-feira 17 e a vigília dos romeiros teve início na noite de sexta-feira 19 com a procissão das luzes e Santa Missa no Altar Central. Durante toda a madrugada, a partir das 23h, as vozes masculinas se uniram em oração na vigília do Terço dos Homens, realizada na Capela São José, no interior do Santuário Nacional.
 No sábado, a programação das atividades do Terço dos Homens começou cedo. Às 7h30, milhares de homens se reuniram na tribuna Papa Bento XVI para rezarem e cantarem com Pe. Antônio Maria. Às 11h, todos se encaminharam para o Altar Central onde aconteceu a missa solene do Terço dos Homens presidida por dom Gil Antônio Moreira, arcebispo de Juiz de Fora e referencial no Brasil, para acompanhar o Terço dos Homens.
 Dom Gil, que naquele dia completava 54 anos de ordenação sacerdotal, antes de iniciar sua homilia, saudou todos os homens presentes, demonstrando a alegria de reunir na casa da Mãe Aparecida mais de “50 mil terços”, vindos de diversas partes do Brasil.
 “- A oração do Rosário é uma contemplação dos mistérios do Evangelho, para meditar na companhia de Maria, a luz do seu olhar, ao som da sua voz, sobre a vida de Cristo e sobre o mistério de Cristo expressos no evangelho”, afirmou na homilia, mostrando a relação existente entre o terço. Para D. Gil, “rezar o terço e rezar o rosário é viver o evangelho”.
 Ao final da celebração, dom Darci José Nicioli, bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, falou aos homens da VIII Romaria do Terço dos Homens.  “Estamos contentes, a casa ficou pequena... “Acho que teremos que construir uma nova Basílica”, brincou. Em sua mensagem, dom Darci destacou a missão dos homens na evangelização. “Homens do terço, vocês voltam pra casa com uma missão, convidar mais um para fazer parte do terço e, assim, nossa romaria será cada vez mais festiva. Perseverem na oração, pois quem reza se salva, quem reza vence, quem não reza é vencido”.
 À tarde, às 13h45,  os milhares de homens rezaram juntos o terço no Altar Central do Santuário e às  15h, as atividades foram encerradas com a Consagração dos Homens à Nossa Senhora Aparecida e cada um voltando para casa, felizes e abençoados.