Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Depois de mais de 15 anos, reabre a Capela de Jaguara

Edição nº 1532 - 26 Agosto de 2016

Neste sábado 17, a  Capela de Nossa Senhora do Carmo, mais conhecida como Capela de Jaguara, localizada na antiga vila dos operadores da Cemig, hoje, Parque Náutico de Jaguara (PNJ), reabre suas portas depois de 15 anos fechada. A iniciativa foi do vigário paroquial, Pe. Vanildo Massaro Brito, recém chegado a Sacramento, que, ao conhecer a história da comunidade, lamentou que uma capela tão bonita e tão ativa em outros tempos estivesse fechada.
“- Sou um pouco curioso com as coisas e quando soube que aquela capela estava fechada há cerca de 15 anos, fui atrás, porque não se fecha uma capela. Fui pesquisar, entrei em contato com Ivan Barbosa,  proprietário do Parque que, de pronto, aprovou a ideia, articulamos tudo e neste sábado rezaremos a missa de reabertura”, explicou o sacerdote, informando que as missas continuarão a ser celebradas na capela no último sábado de cada mês.
A Capela de Na. Sra. do Carmo foi aberta no início da inauguração da Vila, no final dos anos 60, tornando-se um templo de muitas atividades religiosas, como casamentos, batizados, catequese, encontros de jovens e missas dominicais.
Com o passar do tempo as famílias foram se mudando para cidade vizinhas, como Rifaina, Uberaba e Sacramento; as casas de madeira foram demolidas e os últimos funcionários da Cemig também deixaram a vila,  até que tudo acabou e também as celebrações  na Capela. Nesses 15 anos, pouquíssimas celebrações, uma ou duas  missas foram celebradas, para marcar a abertura dos primeiros festivais de Inverno do PNJ, além de um casamento e um batizado.
O resgate das missas na capela vem comprovar o dinamismo e dedicação de Pe. Vanildo ao sacerdócio. “Preguiça nunca tive e não gosto de ver nenhuma capela fechada e a de Jaguara não será a única a ser reaberta. No mês de setembro, reabriremos a capela da comunidade Gameleira. As celebrações eram feitas nas casas, mas no próximo mês já será na capela, porque o primeiro lugar é a capela, depois vem a igreja doméstica e assim seguiremos  reabrindo as capelas para receber o povo de Deus”, afirmou o dinâmico sacerdote. 

 

“Ficamos encantados com a ideia...

O empresário Ivan Sebastião Barbosa Afonso, proprietário do Parque Náutico de Jaguara não cabe em si de felicidade com a reabertura da capela. “Desde que iniciamos a implantação do PNJ, procuramos implementar atividades voltadas para o melhoramento do ser humano, sejam elas na área cultural ou espiritual. E tivemos  a oportunidade de realizar diversos eventos, por exemplo,  o Festival de Inverno que, por seis anos foram encerrados pela Alzira Bessa França Amui, líder espírita local, e alguns deles foram iniciados com a missa do Dia das Mães, como era o nosso desejo”, conta.
De acordo com o empresário, há dez anos no Parque, essa foi a primeira oportunidade real de reativação da Capela de Na. Sra. do Carmo, cuja imagem, para maior segurança, foi retirada do templo e deixada sob a guarda de Ruth Scalon, esposa de Ivan, e que agora retorna ao seu lugar de origem.
“- Não havíamos tido ainda uma oportunidade como temos agora. Fomos procurados por Pe. Vanildo que demonstrou interesse de voltar a celebrar na capela. Ficamos encantados com a ideia. Foi uma felicidade saber que no último sábado do mês teremos uma missa no Parque e, a ideia é, fazer nessas missas mensais uma oportunidade de ministrar outros Sacramentos: batizados, consagrações e casamentos”, comentou pela Rádio Sacramento ao repórter Silas Bonetti.
De acordo com Ivan, foi feito um pedido para que na missa do mês de outubro, a capela receba a imagem de Nossa Senhora Aparecida, oportunidade em que haverá também batizados.
“- A imagem de Nossa Senhora Aparecida que Sacramento recebeu do Santuário tem a sua ligação com o rio Grande, com a procissão  fluvial, por isso pedimos que, na missa de outubro, esteja sempre presente Nossa Senhora Aparecida para que ela ilumine também aquele lago”, afirma, destacando:
“- O Parque Náutico de Jaguara é uma área abençoada. Como bem disse Cônego Hermógenes, Sacramento é um “Pasto Espiritual”, mas não é apenas aqui na cidade. Santa Maria é também um “Pasto Espiritual”, e quem vai à Jaguara sente que lá é um lugar de paz, de serenidade, de aconchego. Na época em que a Vila foi pujante, ali viveram famílias inteiras, casais que ali tiveram seus filhos, era um lugar de alegria, de paz, de bondade e vamos aproveitar tudo isso para incrementarmos a espiritualidade”.
Católico, ex-seminarista, Ivan Barbosa sempre lembre essa fase de sua vida com muito carinho.  “É um dever nosso como ex-seminarista que somos, exercitarmos essa ação, dando um testemunho cristão, ajudando para que as pessoas voltem também às coisas do espírito. Estou muito feliz com essa iniciativa, estamos convidando a vizinhança do Parque e todos da região, pois estamos  com grandes expectativas. O nosso desejo é dar a oportunidade de santificação para todos os nosso vizinhos, amigos, visitantes”, desejou.