Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Começam as festividades dos 300 anos do encontro da imagem de Na. Sra. Aparecida

Edição nº 1539 - 7 de Outubro de 2016

A Novena da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, celebrada de 03 a 11 de outubro,  com missas diárias presididas por bispos de várias dioceses brasileiras, leva ao Santuário Nacional de Aparecida milhares de devotos. Este ano, em especial, a data marca o início das festividades que celebram os 300 anos do achado da imagem de Nossa Senhora, no rio Paraíba, em 1717.
Para marcar o início da abertura do tricentenário, durante os dias da novena e até o dia 15 estão previstas várias inaugurações de obras dedicadas a Nossa Senhora Aparecida, como o cinema 3D com um curta-metragem sobre a história dos 300 anos, o monumento nos jardins do Santuário idêntico ao monumento inaugurado no Vaticano.
Outras solenidades estão agendadas, como o lançamento pela Casa da Moeda do Brasil, da medalha comemorativa dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, e a abertura do Ano Jubilar dos 300 anos e do Ano Mariano instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
 Abordando o tema, 'O Rosto Misericordioso de Maria', a novena termina dia 11, com a tradicional Procissão Memória, saindo do Santuário Nacional, às 20h30,  com destino ao Porto Itaguassu, local onde aconteceu a pesca milagrosa da imagem de Nossa Senhora Aparecida. No dia 12 de Outubro, o dia da padroeira, feriado nacional, será o ponto alto das festividades, com celebrações eucarísticas durante todo o dia, encerrando com missa solene e procissão.
Na praça do Santuário, as festividades prosseguem com um show com vários artistas, dentre eles, Rick Sollo, Rio Negro e Solimões, Gino e Geno, Renato Teixeira, Fátima Leão e Giovani. E, no sábado, 15, o show mais esperado, também com entrada franca, do tenor italiano, Andrea Boccelli..
O show de Boccelli está marcado para às 19h, mas antes, às 17h30, haverá uma missa campal também na Tribuna com a presença do cantor e demais artistas que farão participação juntamente com Andrea Bocceli. “Realmente é uma Graça de Deus e uma forma de manifestação da Mãe para chegar aos lares do Brasil inteiro através da música, da canção de Ave-Maria que vai ser cantada por Bocceli”, destaca Pedro Bianco, um dos membros da comissão organizadora da padroeira e das comemorações dos 300 anos.