Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Dom Paulo é o novo presidente do Regional Leste II da CNBB

Edição nº 1469 - 12 Junho 2015

Reunidos em Belo Horizonte (MG), nos dias 9 a 11 de junho, para a Assembleia Anual do Conselho Episcopal Pastoral (Conser) do regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, cerca de 70 pessoas entre arcebispos, bispos e coordenadores de pastoral discutiram as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) e elegeram a presidência e os presidentes das comissões episcopais do regional. 

O arcebispo de Uberaba dom Paulo Mendes Peixoto, foi eleito presidente, e o bispo da diocese de Colatina (ES), dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, vice-presidente. O bispo da diocese de Divinópolis (MG), dom José Carlos, foi eleito secretário do regional. Os presentes escolheram ainda os bispos referenciais para as Comissões Episcopais de Pastorais do regional.

Durante o encontro foram abordadas as Diretrizes da Ação Evangelizadora, aprovadas em abril deste ano durante a 53ª Assembleia Geral da CNBB, e seus desdobramentos e aplicações para a missão na realidade do regional. O Sínodo dos Bispos sobre a Família foi outro tema tratado no encontro, sob a assessoria do padre Moacir Arantes, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da CNBB.  

A Assembleia foi encerrada nessa quinta-feira (11)  com a celebração da missa. Na homilia, dom Paulo Mendes Peixoto ressaltou que a nova presidência está disposta a servir, no mesmo entusiasmo dos apóstolos.  “São Barnabé na memória deste dia, interceda sempre por nós. E que o entusiasmo do serviço nos aproxime sempre mais do Cristo Luz dos Povos", desejou. (Fonte: CNBB)