Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

137ª Festa de Nossa Senhora D´Abadia

Edição nº 1426 - 08 Agosto 2014

A região está em festa mariana até o próximo dia 15, quando se celebra a festa da Assunção de Nossa Senhora, Sacramento, Uberaba e Romaria celebram a festa de Nossa Senhora D´Abadia, três grandes festas na região. 

Sacramento realiza este ano a 137ª festa em louvor à padroeira da paróquia, criada em 2010, no bairro do Chafariz, sob a direção do pároco, padre Eduardo Ferreira. 

A festa iniciou na quarta-feira, (6), mas desde o início do mês vários grupos de peregrinos da cidade e zona rural – homens, mulheres, jovens – seguem a pé ou a cavalo até o Santuário, em Romaria, mais conhecida por Água Suja, distante de Sacramento cerca de 150 km. 

Na paróquia de Nossa Senhora D´Abadia, todos as noites até o dia 15: terço, ofício de Nossa Senhora e missas, cada dia presidida por um padre convidado das paróquias vizinhas: Paulo Henrique Martins (Frutal), Márcio André (Araxá), Fabiano Gonzaga (Frutal/Comendador Gomes), Sérgio Márcio (Sacramento), José Alves (Uberaba), Eliseu Pereira (FRutal), Alex dos Santos (Uberaba), Gil Eduardo (Sacramento). O pároco, padre Eduardo celebra no  sábado, dia 9 e no encerramento da festa no dia 15. 

Na organização da festa, além do pároco, os festeiros, casais do ECC: Elmo da Silva Rodrigues e Lucília Aparecida Barbosa Rodrigues, Paulo Cézar Toscano Lobato e Cristiane Simone Araújo, Adenísio Augusto Pires e Fernanda Silva Chaves Pires, Luander Vinícius de Paula e Patrícia Rosa Gomide,  Leandro dos Santos e Carmem Aparecida Nunes,  Luiz Henrique de Oliveira e Sônia Maria Borges  de Oliveira, Bleuller CRuvinel e Fabiana Aparecida Urbano, Marcelo Antonio Peres e Cleide de Jesus Souza e Nilzo Alves de Camargos e Maria do Carmo Pinto Camargos. E também os  festeiros mirins: Raphael Luiz Rodrigues Ranuzzi, Fábio Henrique dos Santos Araújo, Denise Chaves Pires, Osmar da Cunha Alves, Sofia Gomide de Paula, Pedro Nunes dos Santos,  Victória Silveira de Oliveira,  Anthony Cruvinel Egídio, Érik Augusto Vaz Peres e Mariana Beatriz dos Santos Ferreira. 

Na parte social, quermesse todas as noites até o dia 16. No  dia 15, na Vila Olímpica Joélcio de Oliveira, o bingo de um carro Pálio Fire 1.0 Flex 2015. No domingo (17), o encerramento com o almoço a partir das 11h30.

Bancos novos - A festa de Nossa Senhora D´Abadia começou com a matriz com novo visual: 76 bancos novos, com capacidade para cerca de 500 pessoas e mais 10  cadeiras para o celebrante e auxiliares. O mobiliário foi adquirido através de doações de devotos. De acordo com o pároco, os novos bancos vão dar mais conforto para os fieis tanto assentados quanto ajoelhados durante as celebrações.