Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacrário volta ao centro do presbitério

Edição nº 1382 - 04 Setembro 2013

Festa para os católicos de Sacramento pela realização de um antigo sonho: a volta do Sacrário da Matriz do Santíssimo Sacramento Apresentado pela Patrocínio de Maria para o centro do presbitério. O sonho foi concretizado no último domingo, 29, Dia de São Miguel Arcanjo, por iniciativa do pároco, Pe. Sérgio Márcio de Oliveira. 

Falando sobre a iniciativa, Pe. Sérgio justifica que atendeu a uma antiga reivindicação do povo de Sacramento. “Não mudei nada, apenas voltei o sacrário para o seu lugar, considerando a vontade expressa do povo, considerando a história do município de Sacramento, que nasceu sob a égide do Santíssimo Sacramento. Não existe outro lugar para o Santíssimo, na Matriz, que não seja esse. Ele é o centro de tudo, Sacramento nasceu dali, portanto, dali, o patrono, o rei, o salvador, o mestre, o Cristo, abençoa a todos”, resumiu, em entrevista ao ET.  

Para o ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges, um dos maiores devotos de São Miguel e que o consagrou patrono do município em 1981, e um dos maiores defensores de sua volta para o centro do presbitério, uma grande emoção. “Vivi uma das grandes emoções de minha vida ao ver o símbolo maior da paróquia no lugar de onde nunca deveria ter saído”, comentou, cumprimentando o pároco, Pe. Sérgio Márcio pelo ato.

“- No dia de São Miguel, eu sempre solto fogos em casa. Preparei tudo e deixei uma pessoa encarregada para espocá-los às 12h00. É uma celebração festiva que tenho por tradição comemorar. Mandei também fazer dois mil panfletos com a consagração de São Miguel, para distribuir entre as pessoas, aqui em Sacramento e em Rifaina. Fui à missa das sete horas da manhã naquela cidade, mas como cheguei depois do ofertório e eu teria que participar de outra missa, resolvi esperar em meu rancho, próximo àquela cidade, para retornar à noite, para a missa das 19h30 na Matriz do Santíssimo Sacramento”, conta ao repórter. 

Lembra José Alberto que logo de manhã começou a receber os primeiros telefonemas falando da mudança do Sacrário. “Logo de manhã me ligaram, pedindo para eu ir à missa na Matriz que iria ter uma grande surpresa. E, para a minha alegria, quando entrei na Igreja, à noite, e vi o Sacrário no centro, Nossa Senhora à direita e o poderoso Miguel, defensor da Eucaristia, à esquerda. Foi uma emoção para mim muito grande, e para todos os fieis, tenho certeza”, conta.

Finalizando, o grande devoto de São Miguel, afirma que agora o Sacrário está no seu devido lugar, em respeito à história e a sua importância. “Temos que nos alegrar, porque a volta do Sacrário ao seu lugar de origem foi no dia do poderoso patrono da cidade, São Miguel, foi um grande resgate”, afirma José Alberto, feliz com um sonho que alimentava há muitos anos.