Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Romeiros de Uberaba são os primeiros peregrinos da Basílica

Edição nº 1513 - 15 de Abril de 2016

O sacramentano, Pe. Ricardo Luiz de Melo (Pe. Kiki), pároco da Paróquia do Santíssimo Sacramento, acompanhou um grupo de 31 romeiros uberabenses para realizar, no último sábado 9, a primeira romaria à Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria. A visita faz parte do calendário das celebrações do Ano Santo da Misericórdia e Passagem pela Porta Santa da Basílica, que rende indulgência plenária a todos os fiéis que participarem do ato.
Na acolhida, destacou o pároco, Pe. Ricardo que “as peregrinações são apresentadas como um 'sinal peculiar do Ano Santo, enquanto ícone do caminho que cada pessoa realiza na sua existência' e que 'cada pessoa deverá fazer, segundo as próprias forças'. Peregrinar é um fenômeno místico do Cristianismo. A peregrinação ou romaria é uma indicação de que Deus está sempre um passo à frente. (...).”
A peregrinação à Basílica de Sacramento, no Ano Santo da Misericórdia e Passagem pela Porta Santa  consistiu no traslado de ônibus de Uberaba a Sacramento e caminhada da Igreja de Na. Sra. do Rosário até a  Basílica, com orações e cânticos, adentrando ao templo pela Porta Santa, ablução das mãos e participação da santa Eucaristia, que foi presidida pelo Pe. Ricardo Luiz e concelebrada pelo vigário paroquial, Pe. Gil Araújo e Pe. Matteo, missionário redentorista.
   No final da celebração, Pe. Ricardo agradeceu a acolhida e recebeu da paróquia o certificado de peregrino, entregue também a cada um dos peregrinos. Para a uberabense, Sandra Ferreira Miziara, foi grande a emoção. “Visitar a Basílica, passar pela Porta Santa, participar da celebração tudo valeu a pena,  gostei muito. Momentos como este fortalecem a fé e a confiança em Deus”, disse.
 Da Basílica, o agradecimento feito pela paroquiana Rosângela exaltou a honra da visita. “Para nós é uma grande honra recebê-los como a primeira paróquia que aqui vem em peregrinação neste Ano da Misericórdia, conduzida pelo filho desta terra, Pe. Ricardo. A Basílica do Ssmo. Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria se alegra por poder se reunir com pessoas que acreditam na fraternidade e no amor. O 'grande rio da misericórdia', nunca se esgota, porque encontra pessoas que dão testemunho concreto na vida todos os dias. Que essa peregrinação seja para todos nós força para sermos sinal da misericórdia aos nossos irmãos que ainda não puderam experimentá-la”.
 Para registro da primeira peregrinação, os sacerdotes Gil, Ricardo e Matteo descerraram a placa que marca a importante data para as duas paróquias.