Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Aparecida celebra os 109 anos de nascimento de Padre Victor

Edição nº 1120 - 28 Setembro 2008

O dia 22 de setembro é de grande importância para a família Redentorista. Nesta data comemora-se o aniversário de nascimento do grande arauto de Deus, o missionário redentorista, Pe. Victor Coelho de Almeida, (1899/1999). Natural de Sacramento, Pe.Victor completa este ano 109 anos de seu nascimento. A cidade de Aparecida, onde exerceu a maior parte de sua vida sacerdotal, esteve em festa nas comemorações em seu louvor.

Ordenado sacerdote redentorista em 1923, após um intenso trabalho nas missões e depois de vencer uma tuberculose nos anos 40, fixou-se em Aparecida para evangelização no Santuário e pela Rádio Aparecida, que ajudou a fundar, tornando-se uma das vozes mais conhecidas por todo o Brasil. 

Falecido no dia 21 de julho de 1987, o seu túmulo é a principal atração do Memorial Redentorista, em razão de sua fama como sacerdote e grande número de graças alcançadas por sua intercessão. O túmulo de Pe. Victor é visitado, anualmente, por milhares de peregrinos, especialmente, de São Paulo, Minas, Espírito Santo e Paraná e Santa Catarina, que ali vão para agradecer graças alcançadas ou pedir sua intercessão. 

No ano seguinte a sua morte, no dia 3 de outubro, foi aberto o processo diocesano de sua beatificação, encerrado no dia 30 de agosto de 2006. Durante todos esses anos, a Igreja ouviu todos os relatos de testemunhas sobre a sua vida. Nesse dia, uma missa celebrada pelo arcebispo de Aparecida, Dom Raimundo Damasceno, marcou o encerramento do processo e o envio à Roma de todos os relatos. “A fase agora é a da ocorrência dos milagres. Muitos são narrados, mas a Igreja é muito severa nesse reconhecimento, que só serão aceitos depois de confirmados cientificamente”, explicou o missionário sacramentano, Pe. Luiz Carlos de Oliveira, revelando que pelos menos um milagre já é reconhecido, uma senhora que foi curada de uma necrose de osso.

Em Sacramento, o poder público ainda não deu conta da importância da santificação de Pe. Victor. “Sacramento deve dar mais importância a esse fato. Acho que é hora de a cidade se mobilizar mais, e se unir em torno dessa possibilidade, tanto as autoridades religiosas, como as civis, mas principalmente o povo, através de suas orações, de suas lembranças e invocações a Pe. Victor”, alertou Pe. Luiz Carlos.

Padre Victor costumava comparar sua existência à primavera que faz desabrochar vida por toda parte. Ao celebrar 60 anos de sacerdócio dizia que sua vida era “como um cálice que é elevado para Deus e recebe sua graça como a gota de orvalho que cai sobre a flor e lhe dá vigor e colorido. Minha vida veio de Deus que é fonte de vida. Sou filho da misericórdia de Deus”. 

Impulsionado por essa confiança, consumiu os anos de sua vida evangelizando o povo. Ele nos deixou uma grande lição de vida e de fé em Jesus Cristo. Fez de sua vida um hino de louvor a Deus e uma graça de evangelização para seus irmãos.