Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1595 - 03 de Novembro de 2017

Polícia em ação

Edição nº 1593 - 20 de Outubro de 2017

Mega operação da Polícia prende 11 pessoas na cidade

Para o delegado Rafael Jorge essa foi, sem dúvida, a maior operação policial realizada na cidade. “Foi uma operação conjunta das polícias Civil e Militar, o comandante Almeida e eu já havíamos feito algo parecido em Conquista, com ótimos resultados. E resolvemos aplicar aqui numa proporção bem maior. Contamos com cerca de 40 policiais e até cachorro farejador e conseguimos um resultado exitoso. 

Cumprimos vários mandados de busca nos endereços alvo de denúncias. A operação realmente foi um sucesso com a prisão de 11 pessoas e apreensão de cerca de um quilo e meio de drogas entre maconha, crack e cocaína, balança de precisão, e objetos diversos. Obtivemos um resultado muito satisfatório e acreditamos ter sido um duro golpe na criminalidade do tráfico em Sacramento”, avaliou o delegado.

O comandante Almeida explica que uma operação dessas é sempre muito bem planejada. “Vínhamos há algum tempo fazendo o planejamento a partir de denúncias, informações anônimas, a maioria delas com procedência. Juntamos esses dados e quando vislumbramos  que há por parte da sociedade uma queixa formal e procedente é hora de unir forças e agir. Solicitamos a expedição dos mandados de busca e apreensão  e deflagramos a operação”, explicou.  

De acordo com Almeida, a operação contou também com o apoio de Araxá com a Patrulha Rural e a Rocca. “A operação foi plena de êxito. Não tínhamos,   ainda, feito uma operação dessa proporção na cidade e nessa primeira logramos êxito com a prisão de nove adultos e apreensão de dois menores”, avaliou. 

Ainda segundo o tenente Almeida, a maioria dos envolvidos possue antecedentes criminais com o tráfico de drogas e todos foram recolhidos no presídio local. “Em relação aos menores, um deles com envolvimento de furtos de veículos, tivemos o apoio do Ministério  Público, que conseguiu um internamento provisório, até que se encontre uma vaga para internação”, informa o comandante, pedindo à sociedade que continue ajudando, denunciando  atos infracionais. “A PM não vai parar, mas a população precisa continuar nos apoiando, nos ajudando com informações”, concluiu. 


Homens armadas roubam caminhonete Triton 

As vítimas, LAG e CBS, compareceram à sede da 184ª Cia na terça-feira 17, relatando o roubo de uma caminhonete MMC/L200 Triton prata, placa HTN-0024,  numa fazenda às margens da MG190. 

De acordo com as vítimas, elas faziam serviço de instalação de postes numa fazenda que fica às margens daquela rodovia, utilizando o veículo MMC/L200 Triton, placa HTN-0024, cor prata, quando por volta das 15h30 foram abordados por três indivíduos de estatura mediana e cor parda, com armas tipo pistola, que chegaram numa caminhonete de cor preta, também produto de roubo, e um carro (aparentemente um GM/Vectra) branca no apoio. 

Os autores determinaram que as vítimas se mantivessem com a cabeça baixa, e não olhassem para eles, informando que queriam apenas a caminhonete. As vítimas obedeceram e fizeram conforme determinado pelos autores, mas em dado momento, talvez por acharem que haveria algum tipo de resistência, um dos autores efetuou um disparo no pé esquerdo da vítima L e, logo após, ordenou que as vítimas entrassem na caminhonete de cor escura. Nesse momento, um dos autores desferiu um soco no rosto de L para que entrasse o mais rápido possível no veículo. 

Com as vítimas no veículo, os autores saíram e seguiram até Igarapava/SP onde abandonaram as vítimas, nas proximidades da cidade.

L e C entraram em contato com a PM de Igarapava, que os encaminhou ao pronto socorro para os primeiros atendimentos de L. Depois de serem atendidos, os dois foram orientados  pela PMSP a voltar para Sacramento para o registro da ocorrência. A PM está realizando diligências para identificar e prender os autores, bem como recuperar os veículos roubados, mas até essa quinta-feira, sem êxito. 

 

PC apreende mais 235 cabeças de gado roubadas

Dando continuidade à 2ª fase da Operação Rei Gado, a Polícia Civil da Araxá apreendeu mais 90 cabeças de gado e uma caminhonete Hunday/Santa Fé roubadas na região, totalizando 235 cabeças nas duas fases da operação.

Na 1ª fase, ocorrida no dia 5 último, a PC prendeu dez pessoas, em Perdizes,  Uberlândia e também em Catalão e Três ranchos no Estado de Goiás. Foram recuperadas 132 cabeças de gado, ainda as marcas dos proprietários vítimas, dois tratores, eletroeletrônicos, um caminhão Ford Cargo, uma caminhonete Amarok e uma F1000, tudo trazido para a Delegacia Regional de Araxá. 

Finda a primeira fase da operação, três investigadores, sob a coordenação do delegado Conrado Costa da Silva e chefiados pelo delegado regional, Vítor Hugo Heisler, permaneceram no estado de Goiás, realizando trabalhos de investigações e levantamentos, o que culminou na recuperação de mais 90 cabeças de gado e uma caminhonete Santa Fé, que também podem ser produtos de furto e roubo no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba.

 O gado e a caminhonete chegaram a Araxá na noite dessa quarta-feira 18, em quatro caminhões, e estão à disposição na sede da ARAP, para que as  vítimas de furtos e roubos em suas fazendas possam realizar o reconhecimento dos bens, a partir dessa  quinta-feira 19, no horário das 9 às 12h e das 14 às 17h.  

 (Fonte: Willian Tardelli/Ascom 2ª DRPC de  Araxá/MG/Redação ET)


Homens armados rendem moradores em fazenda, ameaçam e praticam roubo  

Na sexta-feira 13, às 20h, AAC compareceu à sede da 184ª Cia PM denunciando um roubo na sua propriedade rural. Conforme a vítima, chegou à fazenda 

Um indivíduo de estatura mediana, aparentemente adolescente, chegou à fazenda de AAC, por volta das 20h da última sexta-feira 13, e pediu ajuda, dizendo que seu carro estaria estragado na estrada.  Porém, quando a vítima foi pegar água para o indivíduo, foi rendido com uma arma de fogo pressionada em suas costas e logo chegaram mais dois indivíduos, um encapuzado e o outro com uma máscara de palhaço, de posse de um facão e um faca tipo peixeira. 

 

AAC relatou que os três faziam ameaças a todo tempo para que uma outra vítima presente na propriedade rural, SLC, informasse onde estaria o dinheiro. Os autores fizeram busca em SLC e encontram em seu bolso certa quantia em dinheiro. Em seguida, os autores mantiveram as vítimas num cômodo sob vigilância e roubaram  os seguintes objetos: 1 TV LED 32 polegadas da marca LG, 1 rádio, 1 mala de viagem, 1 tacho de alumínio, 1 celular Samsung, 3 botijões de gás, 1 par de tênis, 2 tablets, 2 canivetes,1 podão, 1 alicate e diversas roupas de cama/mesa/banho. Segundo AAC, os autores os ameaçaram,  dizendo que se chamassem a polícia, eles voltariam para matá-la. 

 

Caminhão furtado em rancho no Cipó

O motorista V compareceu à sede da 184ª Cia PM no último domingo 15, relatando o furto do seu caminhão GM/Chevrolet D70, placa GRD-5703,vermelha. Conforme a vítima, ele deixou o veículo estacionado num rancho na região do Cipó e ao chegar ao local, no domingo pela manhã, viu que o veículo havia desaparecido. (Fonte: 184ª Cia PM/Cb Alexandre R. Borges/Redação ET)