Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Polícia em ação

Edição nº 1543 - 4 Novembro de 2016

Homem é morto a marretadas em Jubaí 

A Polícia Militar registrou um bárbaro homicídio que chocou a comunidade de Jubaí, no município de Conquista. A vítima Marciliano da Silva Reis, de 57 anos, estava em sua residência dormindo, quando chegou OPL, de 52 anos,  que  invadiu a casa  e perguntou onde estava Marciliano. A mulher disse que o marido  estava dormindo,  o autor  invadiu o quarto com uma marreta nas mãos e  desferiu vários golpes com a marreta contra sua cabeça. Após o crime OPL fugiu a pé e acabou preso em sua casa no mesmo bairro rural, e confessou o crime. 
Segundo a  esposa da vitima,  pela manhã, o autor teria ido até a casa da vítima, e que em determinado momento ambos passaram a se desentender, quando o autor, O. Marciliano,  com empurrões e estocada de dedos na sua boca, porém, tal fato não se agravou, porque  um parente interferiu e amenizou os ânimos. Mas, o autor teria deixado o local proferindo ameaças de que iria matá-lo.
E de fato, horas mais tarde, o autor com os ânimos exaltado, de posse de uma marreta e cometeu o crime. A mulher diz ainda  suplicou para que o autor não fizesse mal ao marido, mas foi em vão. O autor ao ser preso, estava bastante exaltado, e disse que matou Marciliano,  porque ele teria ido pedir dinheiro para sua mãe e disse ainda que o individuo JRD., teria ido até a sua casa e fez “fofocas”, o que o deixou zangado.
De acordo com o Sargento Azevedo, em entrevista à imprensa da região, além de confirmar a versão do pedido de empréstimo de dinheiro, a vítima estava construindo um muro para o autor.  

 

Homem tem carro roubado quando seguia para casa

FSS foi vítima de agressão e teve o veiculo roubado, por volta das 23 , no cruzamento da av. Capitão Borges com rua Comendador Machado. De acordo com  FSS, ele  trafegava pela avenida Capitão Borges,  em direção a sua residência, momento em que foi abordado pelos ocupantes do veículo Fiat/Fiorino, placa GVF-6126, que parou bruscamente na sua frente; dois indivíduos,  desceram rapidamente, armados  e gritavam para ele sair do veículo que era um roubo e queriam o seu veículo.
A vítima que é uma pessoa idosa foi arrancada, violentamente,  de dentro de seu veículo e arremessada ao solo, os autores entraram no veículo Toyota/Corolla, placa FDN-2428, cor prata e evadiram-se do local em alta velocidade, deixando para trás o veículo Fiat/Fiorino.
De imediato, as guarnições iniciaram rastreamentos no intuito de localizar os autores, e por meio de pesquisa verificou-se que o veículo Fiat/Fiorino havia sido furtado na cidade de Uberaba,  no dia anterior, 28/10. Logo, a Sala de Operações recebeu informações de que havia ocorrido um capotamento de um veículo Toyota Corolla de cor prata, no trevo da MG-190 com a BR 262 e, que os ocupantes saíram correndo e entraram no matagal.
A PM seguiu para o local, onde encontrou o veículo capotado, com as rodas para cima, obstruindo o fluxo de veículo de uma das faixas da rodovia BR 262. Funcionários da concessionária Triunfo compareceram ao local e retiraram o veículo, que foi guinchado até o pátio credenciado. No interior do veículo foram encontrados uma jaqueta jeans; um DVD e o CRLV do Corolla.
Na manhã do domingo 30, às 7h30, a Sala de Operações recebeu informações de que três indivíduos estariam transitando a pé e de forma suspeita na rodovia BR-262, nas proximidades de um posto desativado. A PM foi até o local, e abordou os três indivíduos:  PHA, LBF e,  MJML, que  estavam com as roupas sujas de barro e tinham as  mesmas características dos autores do roubo. A PM percebeu que, no momento da abordagem, um dos indivíduos jogou um objeto no mato.
 Questionados no local, os indivíduos confessaram serem os autores do roubo e, no mato,  a PM encontrou um revólver calibre.38, numeração PB 371051, com quatro munições intactas. O autor PHA apresentava uma lesão na boca e, segundo ele, foi ocasionada durante a capotagem do veículo.  MJML reclamava de dores na perna esquerda e LBF não apresentava lesões e assumiu a propriedade da arma. Os três autores foram presos pelo crime de roubo. Uma testemunha, Policial Militar da Reserva (aposentado), presenciou a ação policial.

 

Duas fazendas roubadas em três dias

Dois roubos em fazendas, uma na noite do dia 26, outra no dia 29. Nos dois roubos, os ladrões armados e encapuzados levaram um caminhão carregado de defensivos agrícolas, uma caminhonete Fiat/Strada carregada de eletroeletrônicos, dois tratores e 85 sacos de sementes de milho. Roubaram ainda celulares das vítimas, além de danificarem o circuito de câmeras.  Na fazenda onde foram roubados os tratores, os autores procuravam defensivos agrícolas.
Quem estará por trás de tais roubos? Roubos e furtos de gado acontecem também na zona rural do município sem que os autores sejam reconhecidos e presos.
No último sábado, por volta das 21h, no cruzamento da av. Capitão Borges e rua Comendador Machado, o empresário FOS, idoso, portador de deficiência física, foi arrancado do veículo com violência e agressão e teve seu veículo furtado por três homens desconhecidos, que não usavam capuz. Os autores foram presos, após capotarem o carro da vítima no trevo da MG-190 com a BR-262. Veja matéria nesta edição.
Até quando a sociedade  ficará refém da violência?

Homens armados roubam defensivos veículos e eletroeletrônicos  em fazenda
I. No dia 26/10, às 21h, a PM foi acionada e compareceu a uma fazenda (nome e local não divulgados), onde os funcionários relataram que por volta das 21:00 horas, quatro  indivíduos armados e encapuzados,  chegaram à sede da fazenda, renderam todos os funcionários e exigiram que eles carregassem de veneno agrícola, o caminhão Mercedes Benz, placa MYL-2027, cor azul, que se encontrava na fazenda.  Depois de carregarem o caminhão, os funcionários foram  trancados na residência da fazenda e os autores evadiram tomando rumo desconhecido.
 Além dos venenos agrícolas, os autores roubaram vários objetos da residência, dentre eles 1 televisão, Sansung 32'; 1 botijão de gás; 1 máquina de alta pressão; 1 celular Sansung Gran Prime, prata; 1 celular Sansung Gran duos, preto e cinza; 1 celular Galaxy azul; 1 bicicleta vermelha; 2 tablet Sansung TB 7'; 1 tablet multilaser 7'. Os produtos foram acondicionais e levados em numa caminhonete Fiat/Strada, placa EDL-2202.
Segundo as vítimas, que não viram  o veículo que os autores utilizaram para chegar à fazenda,  os autores apresentavam ser mais velhos em idade e, que  saíram da fazenda por volta da meia-noite. Os proprietários da fazenda não souberam precisar a quantidade de veneno, nem o nome dos defensivos, pois, segundo eles, os defensivos eram variados. Informaram apenas que os defensivos são utilizados na plantação de cebola.
As informações da ocorrência foram transmitidas para as cidades vizinhas para cerco e bloqueio e demais providências, mas até o fechamento da edição, ninguém havia sido preso. Diligências estão sendo feitas para identificar e prender os autores.   (184ª Cia PM/Cb Alexandre Borges/Redação ET)

 

Homens armados rendem família e fogem com tratores

No domingo 30, a PM foi acionada às 9h30, a comparecer numa fazenda, nas margens da BR 262, onde a  vítima, MAS, relatou que na noite do sábado 29,  por volta de 23h, escutou latidos de cachorros e barulho de veículos chegando à fazenda. MAS levantou-se e foi até o quarto onde fica o circuito de câmeras para  verificar as imagens, porém, não viu nada. Ao se aproximar da porta da sala, percebeu que alguém estava cortando os cadeados da grade da porta e ele logo  foi rendido por um indivíduo armado com uma espingarda calibre 12, que anunciou o roubo dizendo, “cadê os venenos?”.
De acordo com a vitima, ele disse  que na fazenda não havia nenhum veneno; mas um  dos autores o empurrou e perguntou se havia mais alguém na residência. Como estavam na casa, também sua mulher e o filho de quatro anos, os autores determinaram que colocasse um colchão dentro do banheiro onde  trancaram sua mulher e seu filho.
Em seguida, enquanto dois dos autores permaneceram na sala com ele, outros autores foram até os galpões e roubaram dois tratores da marca Valmet, modelo 1580, ano 1998 e 1994; 75 sacos de milho 30F53 Pionner e 10 sacos de milho Morga 658, além dos celulares do caseiro e de sua esposa.
Depois de  algum tempo mandaram-no entrar no banheiro onde estavam a mulher e o filho.  Em seguida, os autores danificaram o circuito de câmeras,  roubaram  o aparelho DVR, cortaram os fios e  foram embora.
Segundo a vítima, ele viu quatro indivíduos encapuzados, mas acredita que houvesse mais pessoas. Ao amanhecer, MAS pegou a motocicleta e foi até Ponte Alta avisar seu patrão, uma vez que os autores roubaram seu aparelho celular e o da esposa.
 O patrão, que é arrendatário da fazenda, confirmou a versão da vitima, e disse que às 4h17, uma testemunha viu o veículos saindo da fazenda com os tratores. A testemunha achou estranho e tentou ligar no seu celular, contudo ele não atendeu. O patrão  acredita que,  possivelmente,  os autores embarcaram os tratores num caminhão com prancha. Ninguém foi preso.