Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

PF cumpre mandado de busca e apreensão na Prefeitura de Tapira

Edição nº 1551 - 30 de Dezembro de 2016

A Polícia Federal (PF) cumpriu, na sexta-feira 16, mandado de busca e apreensão na Prefeitura da vizinha cidade de Tapira.  A ação faz parte da Operação “Timóteo”, desencadeada em 11 estados e no Distrito Federal,  no mesmo dia, conforme  informações  do delegado da PF,  em Uberaba, André Gebrim Vieira da Silva. Segundo a imprensa nacional, apesar das inúmeras tentativas para falar com a Prefeitura de Tapira, não obtiveram sucesso.  

A operação Timóteo visa desarticular um esquema de corrupção nas cobranças de royalties da exploração mineral.  Segundo a PF, a organização criminosa agia junto a prefeituras para obter parte dos 65% da chamada Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) repassada aos municípios. Em 2015, o CFEM acumulou quase R$ 1,6 bilhão. As provas recolhidas pelas equipes policiais vão detalhar como funcionava o esquema em que um Diretor do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), detentor de informações privilegiadas sobre as dívidas de royalties, oferecia os serviços de dois escritórios de advocacia e uma empresa de consultoria aos municípios com créditos de CFEM junto a empresas de exploração mineral.

As investigações tiveram início no ano passado, quando a Controladoria-Geral da União (CGU) enviou à PF uma sindicância que apontava incompatibilidade na evolução patrimonial de um dos diretores do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).