Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Ladrões invadem lotérica e trocam tiros com militares em Conquista

Edição nº 1512 - 8 de Abril de 2016

Cinco homens armados e encapuzados arrombaram a porta de uma casa lotérica situada na praça Tancredo França, na madrugada dessa quinta-feira 7, em Conquista e, depois de roubar o dinheiro do caixa, fugiram em um VW Gol de cor prata, no sentido Uberaba. Na fuga, os bandidos chegaram a trocar tiros com guarnição da Polícia Militar.
A PM foi acionada por volta das 3h da manhã e, ao chegar ao local, depararou com os assaltantes que, após efetuarem três disparos em direção à PM, entraram num Gol prata modelo G5 e fugiram rumo à Uberaba pela  MG-464. A PM seguiu o veículo, acionou o cerco bloqueio, mas os autores não foram localizados.
Conforme imagens das câmeras de segurança, os cinco homens, usando uma marreta, arrombaram a porta da frente e roubaram de um dos caixas a quantia de R$1.400 em dinheiro. O cofre principal da lotérica não foi arrombado.
Tenente Idonis Gales (foto), comandante da PM, em entrevista ao ET, na manhã desta sexta-feira 8, informou que, por volta das 17h, o veículo usado pelos autores foi localizado abandonado próximo à fazenda Bacuri,  na região da Usina Mendonça. Mas a audácia dos assaltantes foi tanta que renderam um veículo com nove pessoas, dentre elas três crianças. Eles não roubaram o veículo, mas o motorista teve de deixá-los no bairro Volta Grande, em Uberaba”, informou.
Acredita o oficial que que a intenção dos autores era roubar o cofre. “Tudo indica que assaltaram para levar o cofre, pois o veículo estava sem o banco traseiro, com o espaço todo vago. Eles abandonaram o Gol, seguiram a pé e renderam um senhor que transportava estudantes, três deles crianças. Eles, simplesmente, pegaram o veículo com o motorista e as crianças e seguiram para Uberaba, até o bairro Volta Grande. Segundo o motorista, eles disseram: 'Você foi bonzinho, pode voltar com as crianças, ou seja, eles só o obrigaram a dar-lhes fuga”.
De acordo com tenente Idonis, foi feita uma varredura no Volta Grande, mas não foi possível identificar ninguém. “Foram feitas várias diligências lá, eu estive no bairro, mas não obtivemos êxito, porque eles estava encapuzados e a única característica que temos é de que são brancos e jovens/novos, desse jeito é difícil identificar, mas uma coisa é certa, são quadrilhas de Uberaba que estão aterrorizando Sacramento e Conquista”.

 

“Não há obstáculos para a PM”, afirma comandante Idonis

As polícias da cidade não param e têm buscado dar uma resposta para a sociedade. O Comandante da 184ª Cia PM, Tem Idônis Gales, em entrevista ao ET, relatou que foram efetuadas várias prisões relativas à onda de roubos na cidade entre o final de março e início de abril e muitos deles já estão soltos.
“- Demos a nossa resposta, prendemos só numa operação seis pessoas, autores de roubos, dos quais cinco são de Uberaba e um deles menores.  Nosso trabalho é coibir o crime, depois a decisão é da justiça com base nas leis”. Mas não há  obstáculos para a PM. Essas dificuldades impostas pelas leis não são muletas para a Polícia Militar, se precisar prender 10, 20 vezes, vamos  prender...”, tenente Idonis.
De acordo com o tenente, a madrugada do dia 31 foi intensa, com a informação de que havia veículos e pessoas estranhas na cidade, provavelmente, para um grande delito. Como moro em Conquista, vim para Sacramento e logo na chegada, tive sorte, já fazendo a primeira prisão no Perpétuo Socorro, três autores estavam esperando para dar fuga para outros que estavam na cidade. E, enquanto corríamos  atrás dos outros, três autores roubaram a caminhonete, logo depois de pegarmos um veículo com os dois autores, um deles de Uberaba, que copiava com um rádio transmissor as informações da PM”.
Para o tenente Idônis, a violência está generalizada, haja vista, a explosão do caixa eletrônico  da Caixa Econômica Federal,  na rodoviária de Uberaba, na madrugada da segunda-feira 4 e, agora, o assalto na lotérica de Conquista.
Sobre os rádios transmissores na freqüência da PM, usados pelos autores, tenente Idônis  esclarece que o sistema será mudado. “A PM já fez os estudos e está no planejamento  a implantação de um novo sistema de comunicação, todo digitalizado. Para a implantação do novo sistema, estão sendo aguardados recursos, mas não vai demorar muito não, porque já foi feito todo o levantamento”.
 A PM,  enquanto não chega o novo sistema, adotou outras medidas.”Conforme o caso, as informações são passadas individualmente, por telefone.  Naquele dia 31, após  a apreensão do rádio, não nos falamos mais via rádio, todos os nosso contatos foram por telefone.  Já fizemos várias apreensões  de HT na cidade, então agora toda informação importante e os locais onde as viaturas vão estar  não serão mais via rádio”, adiantou.
Sobre a fato de as polícias efetuarem as prisões e logo os autores serem soltos, tenente Idônis, finalizando as informações, destaca “a PM tem feito o seu trabalho, mas infelizmente, quando envolve menores, principalmente, a liberação é quase imediata. A lei garante isso, mas apesar de tudo  vamos continuar nosso trabalho”, concluiu.