Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Santa Casa de Sacramento volta a atender pelo Ipsemg

Edição nº 1559 - 24 de Fevereiro de 2017

Descredenciada há quase 15 anos do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG), finalmente, a Santa Casa de Sacramento volta a atender pelo convênio que representa os servidores públicos do estado. 

Cobranças foram muitas, principalmente, por parte dos servidores e dos diretores do Sind-UTE, sindicato que representa os trabalhadores de ensino de Minas. Mas, na verdade, os empecilhos eram muitos, dívida da Santa Casa com o estado, falta de um diretor clínico e de um conselho de ética. Até que o médico Pedro Teodoro assumiu pra valer a iniciativa de vencer esses obstáculos e reativar o convênio. Deu certo. 

Orientado e apoiado pelo médico Pedro e pelo funcionários Jardel, Alice e Cláudio, o provedor Jose Alberto Borges foi à luta. Seu empenho começou ao renegociar a dívida com o estado; aprontou os documentos exigidos pela regional do órgão e Dr. Pedro liderou um movimento para eleger a diretoria com os devidos cargos, assim constituída:  

Dr. Renato de Melo Borges, Diretor Clinico e Técnico;  Dr. Pedro Teodoro, Vice Diretor Clínico; Dr. Aluísio Augusto Marques, Presidente da Comissão de Ética composta pelos médicos Fernando Fernandes, José Siviere, Leandro Scalon e Rogério Amui. que foi aprovada pela Conselho Regional de Medicina.

Para agilizar o processo, o prefeito Wesley de Santi de Melo e o secretário Cleber da Silveira estiveram em Belo Horizonte,  no dia 16 de janeiro, e, acompanhados pelo assessor do vice-governador Antônio Andrade, passaram às mãos da gestora do núcleo de credenciamento,  Simone Santos Caldeira Terenzi e do coordenador de rede assistencial,  Norberto Luiz Lopes, todos os documentos solicitados. Pessoalmente, o prefeito fez um apelo em nome dos servidores do Estado lotados na cidade que há 15 anos estão pleiteando sem sucesso a reativação do convênio. 

Para a alegria de todos, o convênio foi firmado e está vigente desde o dia 07/02/2017. De acordo com informações obtidas na Santa Casa, os funcionários passam por um período de treinamento no início de março.

 

Funcionários agradecem

Reconhecendo o trabalho e o empenho do médico Pedro Teodoro e demais profissionais do corpo clínico da Santa Casa, do provedor Bertim e do prefeito Wesley o contador Jardel Brigagão e a funcionária Alice da Silveira agradecem a reativação do convênio. 

 “- Foi muita luta para reativar esse convênio, mas graças à união de forças de Dr. Pedro e do corpo clínico, do provedor e do prefeito Baguá, o convênio foi assinado. Logo após o treinamento dos funcionários, a Santa Casa passa a atender os servidores conveniados”, garantiu Jardel. 

Alice, que trabalha com a questão do faturamento da entidade disse que o convênio vai aumentar a receita da Santa Casa. “De princípio, são R$ 25 mil disponibilizados mensalmente.  É um dinheiro a mais que entra o que é bom para a instituição  e todos os funcionários. E, mais  importante ainda para os servidores estaduais que é um número bastante grande na cidade entre ativos e aposentados”, reconheceu.  

De acordo com fontes do jornal, são quatro os médicos credenciados com o Ipsemg na cidade: Fernando Fernandes, Pedro Teodoro e Rogério Amui, além da médica, Karina Amui. Mas o Ipsemg aceita a internação e os procedimentos requisitados por qualquer médico do corpo clínico, não apenas os credenciados