Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

PMS realiza mutirão de limpeza neste sábado

Edição nº 1558 - 17 de Fevereiro de 2017

O prefeito Wesley de Santi de Melo abriu a reunião de mobilização da comunidade para o Mutirão de Limpeza, que será realizado neste sábado, tendo à frente as secretarias de Saúde e de Obras e Serviços Urbanos. “O objetivo é combater o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela”, disse o prefeito ao agradecer a presença do grande número de voluntários que compareceu ao Paço Municipal, na noite da última quarta-feira, quando o programa foi lançado.

Dando crédito ao secretário Reginaldo Afonso dos Santos, que idealizou a ação comunitária, em entrevista ao ET, o prefeito falou da preocupação que tinha no combate do mosquito, especialmente depois que alguns macacos foram encontrados mortos no município por conta da febre amarela.   

“- O Aëdes aegypti, transmissor da dengue, que é também o transmissor da febre amarela, vem contaminando macacos nos municípios da região e isso nos preocupa, razão de o secretário Reginaldo ter idealizado este mutirão, envolvendo toda a população,  porque o mosquito está nas casas das pessoas, nos quintas, na água dos vasos, está nas praças, nos terrenos baldios. Então nada melhor do que fazer um chamamento da população”, justificou o prefeito, ressaltando que agora é o momento de ver se a população apenas cobra ou está disposta a erradicar o mosquito transmissor.

Disse mais o prefeito Wesley que da parte da Prefeitura estão contando com o apoio de todas as secretarias, escolas, clubes de serviços... Enfim, conclamamos toda a cidade, todo o povo para ajudar nesse mutirão”, afirmou, ressaltando que seu governo vai encaminhar à Câmara Municipal um projeto de lei que estabelece multa aos moradores que não mantiverem seus quintais limpos. 

“-  Estamos trabalhando nisso e será uma multa não só para os terrenos baldios. Os donos de terrenos serão notificados para procederem a limpeza. Se não tomarem a devida providência,  a Prefeitura  fará o serviço e lançará o débito em dívida ativa. Através dessa lei, esses problemas foram resolvidos em várias cidades e o será também em Sacramento”, frisou. 

  Além de servidores da Saúde e da Vigilância Sanitária, demais secretários, estavam presentes o presidente da Câmara, Pedro Teodoro Rodrigues de Resende, vereadores e o promotor de Justiça, José do Egito de Castro Souza, além de um grande número de voluntários. 


Cidadão é corresponsável

Para o secretário Reginaldo Afonso dos Santos, os cidadãos são corresponsáveis pela saúde da população. “Não podemos ficar hoje restritos à casa, à internet, temos que nos abrir para o auto cuidado e a responsabilidade por nós mesmos e pela saúde do próximo, ou  seja, um mosquito contaminado no lixo de um quintal vai contaminar todo o bairro, por  isso a responsabilidade é de todos”, alertou. 

Falando sobre o mutirão de limpeza, Reginaldo explica que é uma mobilização de voluntários. “O município não vai pagar nada, tudo é doação e voluntarismo para mostrar que unidos podemos vencer o mosquito e qualquer coisa”, afirmou, destacando que 24 caminhões de diversos proprietários da cidade estão disponíveis para recolher o lixo. 

 

Bergson comemora iniciativa

O Educador em Saúde, Bergson Evangelista dos Santos, referência na cidade quando o assunto é dengue,  comemorou a iniciativa do Mutirão de Limpeza pela sua importância. “Já realizamos vários mutirões nos bairros, mas não com essa proporção que o secretário Reginaldo mobiliza. Esse é um trabalho diferenciado, porque está mobilizando a população como voluntária e é o momento propício para isso”, considerou, fazendo uma comparação. 

“- Felizmente, este ano, até agora, só temos dois casos de dengue registrados em fevereiro, enquanto que no ano passado, nessa mesma época, tínhamos quase 150. Mas a nossa cidade está infestada de mosquito, só que ainda não aconteceram as contaminações e temos que nos prevenir. Meu receio é para depois do carnaval, porque pessoas de fora virão pra cá e podem estar contaminadas”, alertou. 

 

Ações serão intensificadas na cidade

O mutirão deste sábado é apenas o primeiro movimento, conforme o secretário Reginaldo confirmou em entrevista ao ET. “Vamos trabalhar muito a questão da união das pessoas, a responsabilização de cada um com a sua saúde e a do próximo, através das convivências. E vamos criar grupos operativos e, sobretudo, trabalhar com as famílias e dentro das escolas. Enfim, serão criadas várias frentes de conscientização em vários aspectos. A prevenção da saúde começa por aí, levando orientações aos vários espaços”, sugere, destacando mudanças também no atendimento da saúde. “Vamos acabar com a espera para realizar os exames solicitados pelos médicos”, afirmou. 

Sobre as multas que serão aplicadas aos proprietários de quintais e terrenos baldios sujos,  o secretário é também a favor. “Sou a favor, o prefeito é a favor e a lei já está sendo elaborada para encaminhamento à Câmara. A prefeitura vai começar a limpeza de terrenos e, a partir daí, o proprietário terá de cuidar. Os terrenos, quintais serão fiscalizados e havendo acumulo de sujeira e focos de mosquito os donos  serão advertidos,  notificados e multados”, concluiu.