Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Governo realiza Fórum Regional Território Triângulo Sul em Frutal

Edição nº 1589 - 22 de Setembro de 2017

A cidade de Frutal foi sede do governo mineiro nessa quinta-feira (21), com a transferência da  sede do governo do Estado de Minas Gerais, para a realização do  Fórum Regional Território Triângulo Sul. Escolhida pela sua boa localização geográfica e relevância estratégica para ações governamentais, Frutal recebeu além do governador Fernando Pimentel,  secretários de Estado e coordenadores de órgãos governamentais, prefeitos e assessores municipais,dentre outros. 

O Fórum aberto das 8 às 17h, contou com estandes com 150 ações dos mais de 40 órgãos estaduais, para prestar contas das políticas públicas executadas no território, esclarecer dúvidas e disponibilizar serviços. Algumas ações foram  direcionadas especificamente aos prefeitos e gestores públicos. As Secretarias de Estado de Governo (Segov), de Planejamento e Gestão (Seplag), Transportes e Obras Públicas (Setop) e Cidades e Integração Regional (Secir) tiveram um espaço conjunto para esclarecer dúvidas em relação às parcerias com o Estado.

A programação do Fórum Regional em Frutal incluiu um debate com vereadores, prefeitos e deputados sobre o acerto de contas entre o Estado e o governo federal, por conta dos efeitos da Lei Kandir. De acordo com os cálculos realizados pelo governo estadual, Minas teria direito a receber R$ 135 bilhões da União.

Na oportunidade foi apresentado aos gestores públicos o Programa de Apoio aos Município e ao Desenvolvimento Regional, que prevê a doação de um projeto técnico de engenharia e arquitetura para prefeituras com menos de 100 mil habitantes.

Um dos pontos altos do Fórum, foi a entrega de uma pauta de reivindicações dos prefeitos dos 13 municípios associados à  Amvale com  demandas na área de segurança pública,  transportes, solicitação de recursos para o Cinturão Regional de Segurança Pública, pavimentação de vários trechos, inclusive , um deles, a interligação das rodovias MG-428 e MG-190, de Sacramento.