Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Exoneração de Dr. Biro Secretário diz que é “ato administrativo”

Edição nº 1556 - 03 de Fevereiro de 2017

 O secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, em entrevista ao ET para falar sobre a exoneração do médico Nobuhiro Karashima - Dr. Biro (foto), do quadro de médicos que atendem os postos de Saúde do município, afirmou que “a saída de Dr. Biro da Prefeitura é um ato administrativo, normal em qualquer Secretaria de Saúde”. 

“- Nós conversamos com Dr. Biro, no começo da nossa gestão, e explicamos que precisávamos de um médico ginecologista obstetra que atendesse na Santa Casa, para fazer os partos, porque só o Dr. Leandro não dá conta, porém, ele não aceitou.  O contrato que ele mantém com a Prefeitura reserva-lhe o direito de não atuar na Santa Casa. Na saúde pública, ele faz atendimento ambulatorial de ginecologia e atendimentos básicos nos PSFs.

Na conversa que teve com Dr. Biro, o secretário assegurou que, se conseguisse um médico que atendesse na Santa Casa, não o dispensaria. “Essa é uma questão administrativa que Dr. Biro que já foi prefeito sabe que estava errado. Portanto, não é perseguição política, é apenas pela necessidade de um médico que trabalhe para o SUS na Santa Casa pra fazer os partos e, não temos orçamento para pagar quatro médicos, porque temos dois na Santa Casa e dois na rede pública”, justifica.

Reconhecendo a competência do médico, Reginaldo afirma que “ele é um médico que está ali firme. Pra ele não tem sábado, não tem domingo, nem feriado. É dia, é noite, não tem hora... Só que é desumano deixar um médico (Dr. Leandro) sozinho na Santa Casa com essa responsabilidade. Isso o sobrecarrega e ele precisa, de vez em quando, de uma folga. E se ele estiver de folga e alguma parturiente entrar em trabalho de parto, temos que pegar a mulher, botar numa ambulância e levar para Uberaba”. 

De acordo com o secretário Reginaldo, foi contratada a ginecologista Thauana Dias dos Santos, especialista em obstetrícia e câncer de mama, que assumirá o pré-natal e o planejamento familiar.  “E ela não vai estar sozinha, com ela vai estar também a Dr. Karina que volta a atender na rede  pública”, explicou.