Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Política 2016: DEM e PSL ganham mais um vereador

Edição nº 1513 - 15 de Abril de 2016

Cinco dos atuais vereadores mudaram de partidos. Além dos edis Leandro, Rafael e Pedro Teodoro, mais  dois mudaram de sigla partidária: Mateus de Paula Pereira deixou o Partido da República (PR) e é o novo membro do  Democratas (DEM). E o vereador Cléber Cunha, que saiu do Partido Republicano Brasileiro (PRB), agora está no Partido Social Liberal (PSL).  Assim sendo, apenas quatro seguem fieis às siglas nas quais foram eleitos: Matheus Fonseca Bizinoto (PMDB), José Maria Sobrinho (PSD), Luiz Alberto da Silva (PSDC) e Márcio Luiz de Freitas  (PSDB). 

MULHERES NA POLÍTICA
Desde o dia 1º de abril, o Tribunal Superior Eleitoral promove, em até cinco minutos diários, contínuos ou não, requisitados às emissoras de rádio e televisão, propaganda institucional destinada a incentivar a participação feminina na política, bem como a esclarecer os cidadãos sobre as regras e o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro (Lei nº 9.504/1997, art. 93-A)

MUDANÇA DE SEÇÃO
Eleitores com necessidades especiais (deficiência, dificuldades de locomoção ou idosos)  que quiserem votar nas Eleições 2016 em local com melhores condições de acessibilidade têm até 4 de maio para solicitar transferência para uma seção especial, com fácil acesso. Para pedir a transferência, o eleitor deve procurar o seu cartório eleitoral  no município onde vota,  levando  o título, se o possuir ou um documento de identidade original com foto e comprovante de residência.

LISTA ATUALIZADA DE FILIADOS
Terminou nessa quinta-feira 14 o  prazo para partidos encaminharem à Justiça Eleitoral a lista atualizada de filiados. Os dados serão divulgados pela Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE), após o processamento dos dados, no dia 20 de abril.
A relação atualizada deve conter a data de filiação e o número dos títulos e das seções eleitorais em que os filiados às legendas estiverem inscritos. Se a relação não é remetida no prazo, permanece inalterada a filiação de todos os eleitores.
Havendo coexistência de filiações partidárias, prevalecerá a mais recente, devendo a Justiça Eleitoral determinar o cancelamento das demais.

Mais de 15 MILHÕES DE FILIADOS ATÉ 2015
Ao todo, havia no Brasil 15.842.525 de filiados nos partidos  políticos. Os  dados foram calculados com base nas últimas relações enviadas à Justiça Eleitoral, em 2015, pelos 35 partidos registrados no TSE.
O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) tem o maior número de filiados: 2.376.463. Em seguida, vem o Partido dos Trabalhadores (PT), com 1.590.104, e o Partido Progressista (PP), com 1.419.386 filiados.
Os três partidos mais recentes que tiveram seus registros aprovados no TSE: Partido Novo,  Partido da Mulher Brasileira  e Rede Sustentabilidade  somam juntos 3.004 filiados.