Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Eleições 2016: Chapas de prefeito e vice ainda indefinidas

Eleições 2016: Chapas de prefeito e vice ainda indefinidas

Já entrando julho, a composição das chapas (prefeito e vice) ainda está indefinida em todos os partidos. Em entrevista aos possíveis prefeituráveis, ninguém tem ainda uma chapa de candidatos a prefeito e vice completa ou definitiva. Pelas redes sociais, a chamada 3ª via, saiu na frente com José Alberto Bernardes Borges e José Carlos Basso De Santi Vieira (Fofão), inclusive postando foto dos candidatos.  Mas José Alberto não tem ainda o aval de seu partido, o PTB, para a coligação com o PV de Fofão. Para Danylo Gonçalves, outro prefeiturável, dissidente da chapa, o ex-prefeito não vai conseguir o apoio do seu partido.

O PSD do prefeito Bruno Cordeiro, que compõem uma coligação com outros nove partidos, também não definiu os seus candidatos. A coligação com o PT deve ser mantida, mas ainda sem nomes para encabeçar a chapa e seu vice. O próprio prefeito continua como o candidato mais forte à reeleição, mas o vice está indefinido.
O ex-prefeito Wesley De Santi de Melo, Baguá, é, extraoficialmente, pelas pesquisas internas realizadas, o candidato com maior intenção de votos no momento. É uma candidatura certa para o pleito, mas também sem o vice, definido. O nome mais cotado é do empresário, Juninho Trevisan, que até pouco tempo era do PSB. 
E não está descartada uma 4ª via, formada pelos dissidentes do grupo José Alberto Fofão, liderada pelo também prefeiturável, Danylo Gonçalves PPS e Cleomar Cardoso, o Keka PTC, conforme declararam em entrevista ao ET.

 

O que dizem os prefeituráveis
O grupo político do prefeito Bruno Scalon Cordeiro, o mais provável candidato da coligação, é formado por dez partidos, PSD, PT, PSDC, PSC, PP, DEM, SOLIDARIEDADE, PEN, PR, PRB. Para o prefeito é um grupo coeso e unido formado por líderes históricos da política local, homens e mulheres de capacidade que dão sustentação e compõem cargos no governo municipal.
“- Nosso grupo tem se reunido periodicamente com o fim de estreitar todos os assuntos atinentes às eleições municipais deste ano, notadamente, os que dizem respeito a nomes para os cargos de prefeito,  vice e vereadores. Como já expressei, anteriormente, em entrevista ao ET, me coloquei à disposição de nosso grupo político, sou um nome natural para a disputa, não só por estar ocupando o cargo e me ser permitida a reeleição”, afirmou o prefeito Bruno, ressaltando a unidade do grupo.
“- Os partidos que compõem essa frente, entretanto, têm autonomia para a indicação de outros nomes que possam vir a disputar os cargos mencionados. Assim, uma coisa é certa e já está deliberada: haverá unidade nessa coligação, ou seja, os nomes escolhidos terão o aval de todos os partidos. Além dos partidos mencionados, o grupo político está em conversação com outras siglas partidárias com objetivo de se unirem, aumentando assim, a quantidade de partidos que integrarão essa frente, inclusive trazendo nomes para que sejam analisados e avaliados pelos demais".
O ex-prefeito Wesley De Santi de Melo (Baguá), do PMDB, afirmou ao ET que é candidato ao pleito “Até o momento recebemos o apoio dos seguintes partidos, PSDB, PSL, PTdoB, PMN, PHAS e PSB, mas continuamos nosso trabalho de uma composição partidária que visa o melhor para nossa cidade. Embora o trabalho nessa pré-candidatura seja limitado, procurei primeiro o apoio de presidentes de partidos e membros partidários a minha pré-candidatura. Fora do município, além do apoio de um grande número de deputados federais e estaduais, tenho o grande apoio do vice-governador do Estado, Toninho Andrade que, na verdade, foi o grande incentivador para encararmos mais esta jornada.  Com esta frente estamos construindo uma boa chapa de candidatos e vereadores com o objetivo de mostrar à população o que podemos fazer pelo bem e pelo progresso de Sacramento”. 
A 3ª via, formada pela chapa José Alberto Bernardes Borges e José Carlos Basso De Santi Vieira, Fofão, a situação está meio conturbada. Tanto que não quiseram se manifestar ainda. Disse José Carlos, depois de entrar em contato com o colega de chapa, que responderão ao questionamento do ET na próxima semana.
 Por que conturbada? Em carta enviada à imprensa nessa quinta-feira, Atílio César Servato, um dos membros do diretório do PTB, partido do candidato José Alberto, afirmou que a proposta de chapa do PTB com o PV (José Alberto/Fofão) nada mais é do que uma atitude isolada de José Alberto Bernardes Borges, com outras poucas pessoas estranhas ao PTB”, destacando que o ex-prefeito está filiado ao PTB há apenas um ano, “pois em 2011 filiou-se ao PSDC para fazer parte da campanha do atual prefeito, Bruno Cordeiro”.
Segundo Atílio, o partido ainda não definiu as propostas recebidas. “Por exemplo, outras propostas estão surgindo, como do PPS, juntamente com o PTC; do PMDB e do PP que serão analisadas, assim como outros nomes dentro do partido que poderão concorrer às eleições, e que decidiremos só na convenção, no final de julho”, disse, destacando que está cumprindo até uma recomendação do próprio José Alberto, em recente entrevista à Rádio Sacramento: 'O maior erro do homem público é não ouvir as bases e os companheiros'. Por isso, não podemos deixar que cinco pessoas decidam por um colegiado de 207 filiados. Assim, vamos esperar as convenções e decidir tudo em um clima democrático”, afirmou. 
E existe ainda a possibilidade de uma 4ª via disputar as eleições para prefeito, encabeçada por Danylo Gonçalves, PPS e Keka (Cleomar Cardoso) PTC, uma dissidência formada dentro do grupo que sustenta a candidatura José Alberto/Fofão, motivada, segundo Danylo, porque a decisão da dobradinha PTB e PV  foi tomada sem consultar as bases e sem respeitar as pesquisas internas de intenção e rejeição de votos, conforme haviam combinado. “Sequer fomos convidados para a reunião em que os dois nomes foram escolhidos. Mas desejamos boa sorte aos pré-candidatos”, afirmaram ao ET.