Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Dr. Mario Neto Borges, um ilustre sacramentano

Edição n° 1318 - 13 Julho 2012

O sacramentano, Mário Neto Borges (foto), presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de MG, brindou a terra natal com sua presença nas solenidades de lançamento da pedra fundamental da Escola Técnica Estadual e inauguração do Centro de Apoio ao Produtor Rural. Simpático, atendeu ao ET em rápida entrevista.

“- É uma grande alegria estar na minha terra natal, num momento tão importante como este, em que se inicia a construção de uma escola e que se inaugura um espaço como este para servir aqueles que são os responsáveis por grande parte do nosso sustento. Estou  deveras feliz”, disse.

Conhecido pelos velhos amigos como Marinho, filho de outro grande sacramentano, Mário Afonso Borges, gerente do Banco Comércio da Produção/Banco da Lavoura e um dos fundadores da Telefônica de Sacramento, disse que sempre guardou muito afeto pela cidade. “Sacramento faz parte da minha história pessoal, tenho parentes aqui e tenho uma relação muito positiva e de muito afeto com a cidade. Então, quando houve essa oportunidade, disse ao secretário Nárcio que seria uma honra acompanhar a comitiva para estar aqui revendo os amigos, a cidade”.

E, confirmando o dito de que, “quem bebe a água do Borá, sempre quer voltar”, revelou, entre risos: “Quem já enfiou a mão nas locas do Borá pra pegar cascudo, quando volta a Sacramento é uma satisfação. E vou dizer uma coisa que minha esposa,  Marisinha, morre de raiva de eu falar isto. Já falei que, no dia em que eu morrer,  quero ser cremado e minhas cinzas atiradas no ribeirão Borá. Mas outra coisa que se bebe em Sacramento e nunca esquece é a cachacinha”, disse. 

Na solenidade, falando da sua importância, ressaltou a economia da cidade. “Aqui estão as duas forças de Sacramento, a produção rural e a educação”. 

 

Quem é Mário Neto

 

O Prof. Mario Neto, que reside em Belo Horizonte, é filho de Mario Afonso Borges, neto de Antonio Augusto da Silva Neto, ambos falecidos. Mário fez os estudos primários e secundários em Sacramento e daqui seguiu para a capital para aprimorar os estudos. Graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), é Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutor em Inteligência Artificial Aplicada à Educação, pela University of Huddersfield (Inglaterra).  

Retornando ao Brasil, lecionou durante 10 anos, na PUC Minas e, em 1988, atuou como professor substituto do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG, até que aprovado em primeiro lugar em concurso da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), lá fez carreira ao longo de 16 anos, chegando a Reitor em 1998, cargo que ocupou até 2004, quando assumiu a diretoria científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

Na área científica, Mário Neto coordenou e executou diversos projetos de pesquisa aprovados e financiados por órgãos de fomento, como Finep, Capes, FAPEMIG e CNPQ. Ministrou vários cursos de extensão e proferiu diversas palestras nas áreas de ciência, tecnologia e inovação; de engenharia elétrica; de inteligência artificial e, especialmente, em projeto curricular para cursos de graduação. Orientou alunos de mestrado, iniciação científica (CNPq e FAPEMIG), monitoria e foi tutor do Grupo PET/CAPES de Engenharia Elétrica da UFSJ. Tem várias publicações em capítulos de livros, periódicos e congressos nacionais e internacionais sobre Sistemas Especialistas e Projeto Curricular para Cursos de Graduação em Engenharia e já participou de diversas Comissões e Bancas Examinadoras de Concursos Públicos, Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado.

Marinho, como é carinhosamente chamado pelos amigos contemporâneos,  ingressou na Fundação em 2004 assumindo o cargo de Diretor Científico. No primeiro mandato como Diretor Científico, focou sua proposta na revitalização da FAPEMIG, que passou por reformas e mudanças em sua estrutura, incluindo a criação de novas gerências e departamentos. O segundo mandato, que seria concluído em 2010, teve como base a consolidação da entidade, por meio da ampliação de fontes alternativas de recursos, os investimentos em projetos de excelência estratégicos para o Estado e a modernização do funcionamento e da infra-estrutura da FAPEMIG.

Em março de 2009, assumiu a presidência do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa – Confap e tem como  proposta tornar o Conselho um instrumento de fortalecimento da Ciência, Tecnologia e Inovação. Para tanto, são priorizadas a articulação entre as Faps e o lançamento de programas em conjunto, abordando temas de interesse comum.

Falando sobre o seu trabalho explica que “a Fapemig cuida de Ciência,  Tecnologia e Inovação, como a Secretaria do Nárcio é Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, temos um vínculo muito forte com a questão da educação no ensino superior, principalmente a pós graduação, mestrado e doutorado. Mas, descobrimos que não adianta termos uma boa pós-graduação se não tivermos uma educação básica de qualidade, então  estamos trabalhando muito fortemente para usar ciência e tecnologia para melhorar a educação básica no Brasil que é essencial para o desenvolvimento do país”. 

Mário Neto é casado com Marisinha, pais de dois filhos, Raquel e Vítor, ela iniciando doutorado e ele, mestrado. Ambos conhecem a terra de origem do pai. “Sim, eles conhecem Sacramento, já estiveram aqui conosco”.