Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento realiza Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude

Edição n° 1274 - 09 Setembro 2011

Estudantes sacramentanos acima de 15 anos, representado todas as escolas da cidade participaram da I Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, na manhã do dia 8, no Galpão Cultural da EE José Afonso de Almeida. A conferência foi convocada pelo Grêmio Estudantil Carolina Maria de Jesus, daquela escola, nos termos da resolução 54/2011da Secretaria de Estado de Esportes e Juventude, publicada no diário oficial do Estado, em 15 de junho de 2011. 

A Conferência Municipal cumpre o cronograma das pré-conferências no estado, que se consolidará com a II Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, “Juventude em rede para cidadania”, marcada para acontecer na cidade de Araxá, nos dias 28, 29 e 30 de outubro deste ano. A reunião visa formatar propostas referentes a dez subtemas relacionados às políticas públicas para a Juventude: Mercado de Trabalho; Educação; Vida Saudável e Política Sobre Drogas; Cultura e Conexão; Segurança; Sexualidade; Direito à Habitação; Respeito às Diferenças; Direito de se Associar e Diálogo com o Governo. 

As conferências municipais e regionais estão programadas para acontecer em todo o Estado até o dia 30 de setembro e têm o objetivo de debater todas as questões que envolvam a participação do jovem na sociedade.

Além dos estudantes, diretores e professores das escolas da cidade, presença de outras autoridades: vereador José Maria Sobrinho, presidente da Câmara Municipal de presidente da comissão organizadora da Conferência na cidade;  pelo Grêmio Estudantil Carolina Maria de Jesus, o jovem secundarista,  Marcos Vinícius Santana de Rezende;  Diretor de Relações Institucionais da Secretaria de Estado da Casa Civil, Elson Alípio Júnior, representando o Subsecretário  de Relações Institucionais, Leonardo Portela;  Superintendente da Secretaria de Estado da Casa Civil, Bruno Scalon Cordeiro;  prefeito Wesley De Santi de Melo;  juíza Roberta Rocha Fonseca; Pe. André Camargos; Sargento Luiz Carlos de Freitas, representado a Policia Militar; Maria Crema Mendes, pelo Rotary Clube, dentre outros. 

Na sua palestra, Elson Alípio Júnior explicou que esse é um momento em que o jovem é o protagonista. “É o momento em que o Estado coloca a juventude no desenvolvimento de políticas públicas, não de fazer política  pública para a juventude, mas fazer 'com' a juventude. Como ocorre hoje em Sacramento, haverá conferências municipais em mais de 300 municípios mineiros e é uma oportunidade de o jovem trazer para a interlocução com o Estado, aquilo que é dificuldade regional, as demandas do município e também as possíveis soluções, ou seja, o que o Estado pode e deve fazer para promover a autonomia e o  protagonismo juvenil”, esclarece.  

O sacramentano Bruno Scalon Cordeiro, destacou que o objetivo da Conferência é chamamento do jovem para a realidade. “A Conferência quer chamar  a atenção do jovem, fazer esse despertar da juventude sacramentana para as questões e os debates, sobretudo os mais incisivos que eles vivem. Daqui sairão propostas que serão levadas para a estadual em Araxá por um representante dos jovens na cidade”, explica.  

Os dez temas a serem discutidos foram sorteados entre as escolas que realizarão os debates com os seus alunos, culminando com um documento com as propostas e possíveis soluções da juventude de Sacramento, que serão apresentadas na  Conferência Estadual, no final de outubro, pelo delegado Luiz Alberto da Silva, da Estadual,  eleito por aclamação no evento. 

A Conferência Nacional será realizada em Brasília, entre os dias 9 a 12 de dezembro, com a presença de 12 representantes do estado, escolhidos na Conferência de Araxá.

 Abrilhantando a I Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, o violonista Cícero Loyola dos Santos e o grupo Caminho Novo, da Pastoral da Juventude de Sacramento, com a peça, 'O 8º dia da criação'.