Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

CBH Araguari realizará Assembleia para coletar informações da atuação da Vale Fertilizantes em Tapira

Edição nº 1525 - 8 de Julho de 2016

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) realiza dia 4 de agosto a 4ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) na cidade de Tapira, para coletar informações e esclarecer a sociedade a respeito do conflito entre o município e a Vale Fertilizantes, sobre a barragem que pode romper devido a sua ampliação, de 215 para 217,5 m de altura, conforme matéria veiculada no ET no último dia 03 de junho.
 Conforme o comunicado do Comitê, assinado pelo presidente Antonio Giacomini Ribeiro, a AGO será realizada em Tapira para discutir as denúncias acerca do empreendimento da Vale Fertilizantes, no município e o potencial conflito relacionado aos recursos hídricos na área de atuação do Comitê.
“- O assunto foi exposto na última Assembleia Geral Ordinária, realizada em Uberlândia, no dia 2 de junho de 2016, onde foi identificada e aprovada a necessidade de se realizar um evento para que haja esclarecimentos acerca do tema. São competências do Comitê de Bacia, segundo o Artigo 43 da Lei Estadual nº 13.199/99, arbitrar, em primeira instância administrativa, os conflitos relacionados com os recursos hídricos; promover o debate das questões relacionadas aos recursos hídricos e articular a atuação de órgãos e entidades intervenientes”.
De acordo com o comunicado do Comitê, durante a reunião, todas as partes interessadas terão a oportunidade de se manifestar e a partir daí a Assembleia do CBH Araguari irá se posicionar.